O ano de 2011 foi marcado por uma verdadeira epidemia de novas pragas para o Android e este ano o cenário não será diferente. Segundo Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, as ameaças virtuais para os brasileiros donos de smartphone Android estão cada vez mais próximas. Hoje é possível encontrar aplicativos maliciosos com descrição em português na loja brasileira do Google Play. O analista lista diversos motivos para o crescimento das ameaças para o Android, entre eles o fato da plataforma ter se tornado o sistema operacional dominante entre os usuários de smartphone, o que incentiva os desenvolvedores de códigos maliciosos a mirarem os ataques contra o Android.
Outros motivos desse crescimento estão ligados à farta documentação para o desenvolvimento de códigos e o fato da plataforma ser aberta. Donos de smartphone rodando Android podem instalar aplicativos de qualquer origem e qualquer desenvolvedor pode hospedar seus aplicativos na loja oficial, sem muito esforço. E isso facilita a vida dos cibercriminosos.
Aplicativo malicioso na loja oficial Google Play
Fábio Assolini fez uma rápida busca no Google Play e encontrou alguns aplicativos maliciosos, como o “Jogo de Balão” e “Homem Selvagem”, desenvolvidos pela “Ogre Games”, e que oferecem descrição em português.
Ao instalar um desses jogos, o aplicativo fará alterações inesperadas no sistema operacional do smartphone, que possibilitarão coletar informações pessoais da vítima e instalar um serviço de propaganda em background (plano de fundo) chamado Airpush. Este serviço, por sua vez, baixará outros módulos maliciosos para o aparelho. Quando o aplicativo malicioso está em execução, o serviço em background conseguirá coletar ainda mais informações, como o número de identificação do aparelho (IMEI) assim como a lista de permissões dadas ao aplicativo malicioso.
Entre as mudanças efetuadas pelo malware que podem ser percebidos pelo usuário do smartphone estão a desinstalação de atalhos, alteração da tela inicial e mudanças nas configurações do aparelho, além do aumento do tráfego de internet. Esses aplicativos costumam também alterar a pagina inicial do navegador e coletam os favoritos gravados, enviando aos desenvolvedores, atuando como um verdadeiro spyware.
Como se proteger de ameaças virtuais para smartphone e tablets
A complexidade e a grande quantidade de aplicativos maliciosos para o Android, mesmo na loja oficial, requer que os usuários de smartphone e tablets usem um antivírus para proteger o dispositivo. Para Assolini, é imprudente ignorar essas ameaças, que estão cada vez mais próximas.
Em um teste feito pelo analista em um smartphone Android protegido com o Kaspersky Mobile Security, a instalação de um dos jogos maliciosos disponíveis na loja oficial foi cancelado e o malware foi identificado como Trojan.AndroidOS.Plangton.a.
Recentemente, a Kaspersky Lab disponibilizou ainda uma solução de segurança multiplataforma, o Kaspersky ONE Universal Security. O grande diferencial desse produto é a licença universal que pode ativar a proteção em até cinco dispositivos, sejam eles um PC ou computador portátel com sistema Windows, Mac (OSX), smartphones (Android; BlackBerry; Symbian e Windows Mobile) ou tablets (Android). Desta forma, o usuário pode fazer a combinação que quiser: três PCs e dois smartphones; ou um Tablets, dois smartphones, um notenbooks e um Mac.
Para detalhes técnicos do golpe, acesso o post completo em http://brazil.kaspersky.com/sobre-a-kaspersky/centro-de-imprensa/blog-da-kaspersky/amea%C3%A7-para-o-android-mais-pr%C3%B3ximas-do-que-voc. Informações sobre os produtos da Kaspersky, acesse a loja virtual da empresa em http://brazil.kaspersky.com/comprar/todos-os-produtos.