Home Gadget Operadora de telefonia móvel desafia consumidor brasileiro

Operadora de telefonia móvel desafia consumidor brasileiro

por Agência Canal Veiculação

Empresa inova na forma de falar de seus produtos e serviços e convida os consumidores a experimentar um jeito diferente de aproveitar a vida

A Claro anuncia que, a partir de hoje, apresenta seu novo posicionamento de marca, começando com uma nova fase em sua história. A empresa começa a falar de produtos e serviços conversando com o consumidor de forma a lembrá-lo da importância de que viver é mais do que só estar presente. Por isso quer que as pessoas despertem para a vida. O primeiro trabalho de comunicação nesta fase traz o conceito “Não deixe a vida para depois”. A campanha, que ainda apresenta uma nova assinatura institucional, “Claro. É você quem faz o agora”, é composta por filme de TV, anúncios de mídia impressa, ações de digital, entre outras. A Ogilvy Brasil assina a criação de toda a comunicação da empresa.

Compare os melhores planos de tv por assinatura no Zelas Conecta.

“Entendemos que o nosso papel é promover entretenimento, produtividade e conhecimento, permitindo que as pessoas vivam plenamente o seu momento, utilizando a tecnologia como a sua grande aliada”, explica Carlos Zenteno, presidente da Claro. O executivo lembra ainda que seu maior objetivo é oferecer a melhor experiência em serviço, aproximando os seus mais de 69 milhões de clientes a tudo aquilo que é importante em suas vidas.

O projeto de planejamento e criação do reposicionamento da marca levou cerca de um ano e teve várias fases: estudo de mercado e da concorrência no Brasil e no mundo; entrevistas em profundidade com os principais executivos da operadora (Brasil e México); entrevistas com formadores de opinião e; workshops; criação de conceitos; pesquisa; criação de campanha e pré-testes.

“A legitimidade deste projeto está, justamente, no fato de ter sido construído com o envolvimento de todos os públicos que se relacionam com a marca, especialmente os seus clientes, por meio de um profundo processo de pesquisas de mercado presente em todas as fases do projeto”, conclui Zenteno.

Trata-se de um trabalho de marca completo e com o objetivo de estabelecer uma nova postura da empresa frente ao mercado. Essa fase da comunicação da Claro estabelece a nova essência da marca, que vai permear todas as ações da empresa e sua maneira de se relacionar. Também foram desenvolvidos metodologia de branding, campanha de endomarketing, guia de marca, identidade verbal e visual, brand video, manifesto de marca, projetos especiais. Tudo novo. O trabalho foi colaborativo envolvendo não apenas a agência e o marketing da Claro, mas todos departamentos da empresa.

DETALHES DA CAMPANHA – O filme institucional que mostra toda essa evolução na comunicação da Claro se chama “Chaplin” e traz um importante personagem do cinema internacional do final dos anos 20, Carlitos, para os dias de hoje. No enredo, Chaplin inicialmente estranha e, ao mesmo tempo, se encanta com esse novo mundo, e passa a usar a tecnologia e os serviços da Claro para atingir o seu maior objetivo: encontrar uma bailarina de rua com quem espera desfrutar a vida a partir daquele momento.

Produzido pelos renomados diretores de cena Armando Bo e Andres Salmoyraghi, da produtora Rebolucion, o filme ressalta as incríveis descobertas que Charles Chaplin teria se experimentasse as inovações dos dias de hoje. Situações corriqueiras como manusear um smartphone, assistir a um filme em 3D, usar a internet do celular para fazer pesquisas, interagir com outras pessoas nas redes sociais são ações contempladas no comercial de uma forma tocante e divertida.

É também com este comercial que a Claro mostra a sua nova assinatura Sonora, criada pela S de Samba. Em campanhas audiovisuais, um som customizado será emitido a cada aparição de um dos três raios que compõem o logo da Claro. O objetivo é criar mais um fator que, sempre que ouvido, remeta o usuário final à marca.

Um anúncio sequencial de cinco páginas duplas, quatro delas apresentando os serviços da companhia (TV, internet, celular e telefone fixo) e a quinta página com o fechamento do conceito “Não deixe a vida para depois”, lança, de forma impactante e criativa, a nova assinatura da marca “Claro. É você quem faz o agora”. A estratégia para o digital contempla conversas segmentadas para públicos diferentes, tanto nas redes sociais, como no próprio portal da marca.

Segundo o Carlos Zenteno, a Claro está em um momento favorável. Os constantes investimentos feitos em infraestrutura, que totalizarão R$ 6,3 bi entre 2012 e 2014, e a recente compra do lote mais disputado do leilão da faixa de 700Mhz, promovido em setembro, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), corroboram com a boa fase da empresa. “Fomos a única operadora a cumprir as metas estabelecidas no indicador de acesso à rede de dados no país, tanto no 2G quanto no 3G, de acordo com a 7ª Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, referente aos meses de fevereiro, março e abril de 2014”, comemora Zenteno.

Além disso, destacam-se o título do 4G mais rápido do mundo segundo Relatório State of LTE, do Open Signal; presença em 93 municípios brasileiros, registrando a maior população coberta no país (36,8%); ser a única operadora a disponibilizar a tecnologia de quarta geração para todos os seus clientes (pré, pós e controle) sem custo adicional; e permitir o acesso gratuito ao Facebook e ao Twitter, são os diferenciais que permitem à Claro oferecer a seus clientes a melhor experiência móvel do mercado.

Ficha técnica – Filme Chaplin

Agência: Ogilvy Brasil

Cliente: Claro

Título: Chaplin

Duração: 60”/ 30”

Produto: Pós-pago

VP nacional de criação: Aricio Fortes

Diretor de criação: Eduardo Doss

Diretor de arte: Manu Mazzaro/Vinicius Cunha

Redator: Aricio Fortes / Omar Caldas / Andre Jardim

Diretor de produção: Veronica Beach

Produção: Vanessa Wallner / Carla Finamore

Planejamento: Talita Zampieri / Maira Orsolin / Renato Migrone

Atendimento: Regina Madeira / Viviane Labate / Fernanda Gorgatti

Aprovação do cliente: Rodrigo Vidigal / Tricia Cristilli / Magda Cani / Manuela Fialdini / Christina Ricci / Ana Cavallet

Produtora: Rebolucion

Diretor de cena: Armando Bo / Andres Salmoyraghi

Características: SD / HD

Produtor executivo: Ciro Cesar Silva / Patricio Alvarez Casado

Direção de fotografia: Christian Cottet

Equipe produção: Rebolucion

Cord. de pós-produção: Jessica Marques

Montador: Leonardo Hancevich

Pós-produção / finalização: Atomo VFX

Finalizador: Jessica Marques

Atendimento: Mariana Fiordelice

Elenco: Carlos Mechhi / Anna Mc Donnell

Produtora de som: S de Samba

Produção da trilha: Leandro Barduzzi / Dionisio Dazul / Gabriel Spinosa / Rafael Silvestrini

Diretor artístico: Simoninha e Jair Oliveira

Locutor: Charles Nobile

Atendimento: Guga Ferrari e Meg Ribeiro

image001 image002

Sobre a Claro

A Claro é uma das líderes em telefonia celular, atua nacionalmente e atende a mais de 69 milhões de clientes. Está presente em mais de 3.600 municípios com as tecnologias GSM, 3GMax e 4GMax. Destaca-se na oferta de conteúdos e serviços inovadores e possui acordos de roaming em mais de 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos três maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro/Embratel, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações