Em relação a fotografia em smarphones, a Nokia é indiscutivelmente uma das mais emblemáticas referências.
Além de um hardware durável, a finlandesa sempre foi conhecida por câmeras potentes e de muita qualidade. Por esses e outros motivos, os fãs da marca, porém usuários do Android, sempre sonharam que a Nokia levasse sua expertise para o Android. Apesar do lançamento do Nokia X e X 2, a empresa parece não ter demostrado todo seu potencial na plataforma da Google. Principalmente, no quesito câmeras, visto que a melhor da linha só possui 5 mpx. Esse fato, no entanto, parece estar prestes a mudar com o último anúncio da Nokia.
O perfil da empresa no Likedin está solicitando engenheiros especializados em câmeras e que tenha experiência em desenvolvimento para Linux e Android. Podemos inferir muitas coisas da longa lista de prerrogativas do anúncio de empresa; desde uma smartcamera com Android até um solução de hardware/software para ser oferecida a outras empresas.
Desde que a Nokia teve sua divisão de dispositivos móveis vendida para Microsoft, alguns fãs saudosos da finlandesa lamentaram não poder contar com o hardware da finlandesa no Android. Não se deve esquecer, no entanto, que apenas a linha de smartphones foi vendida. Todo o resto da empresa continua intacto, como a suíte de mapas Here.
Mesmo sem querer investir massivamente no já saturado mercado Android, a empresa parece estar disposta a trazer soluções alternativas para investir no sistema operacional móvel da Google