Em vez de ligar e desligar as lâmpadas de casa por meio do velho interruptor de parede, que tal controlar a iluminação pelo smartphone? Isso já é possívelcom uma lâmpada inteligente, dispositivo lançado na Coreia do Sul pela LG nesta segunda-feira. Com conexão Bluetooth, ela permite que o usuário controle a luminosidade – e até faça ela piscar como em uma discoteca – por meio do iPhone ou aparelho com Android.
Até agora, para controlar as luzes de maneira automática, era preciso investir em um sistema de automação residencial. Ele inclui um aparelho que recebe o comando do smartphone e envia a solicitação para módulos ligados à rede elétrica, responsáveis por ligar e desligar a lâmpada. Algumas fabricantes, como a Philips, já oferecem lâmpadas mais avançadas, mas que ainda dependem do sistema central. Com a nova lâmpada da LG, o smartphone passa a enviar as instruções diretamente para a lâmpada, o que pode reduzir o custo de adoção da tecnologia.
É preciso baixar um app para o smartphone, que envia as solicitações do usuário para a lâmpada. Segundo a LG, dá para acender e apagar as luzes e programar as lâmpadas para que elas se apaguem na hora de dormir.
A lâmpada inteligente também traz recursos adicionais como a sincronização do alarme do celular com a lâmpada: no horário indicado, as luzes do quarto se acendem, ao mesmo tempo em que o celular toca. O usuário também pode acender e apagar as luzes remotamente, quando estiver viajando, para simular que alguém está em casa. O recurso mais inusitado é o que sincroniza a luz com o player do smartphone e a luz pisca conforme o ritmo da música.
De acordo com a LG, não é necessário mudar a instalação elétrica da casa para usar a nova lâmpada. Contudo, o produto não é compatível com qualquer smartphone ou tablet. É preciso ter um iPhone ou iPad com o sistema operacional iOS na versão 6.0 ou superior; no caso do Android, o aparelho deve usar a versão 4.3 do sistema ou a mais recente, chamada 4.4 ou KitKat. O produto está à venda nas lojas por 35.000 won (cerca de 32 dólares).