Em meio a lançamento de novo iPhone, sistema iOS registra 12 meses de queda nos Estados Unidos
87% dos proprietários de iPhone nos Estados Unidos que planejam fazer um upgrade nos próximos três meses preferem a Apple
Os últimos dados de venda de smartphones da Kantar Worldpanel ComTech, referentes aos meses junho, julho e agosto deste ano, mostram que o mercado do sistema Apple iOS dos Estados Unidos atingiu seu nível mais baixo desde agosto de 2014, já que os consumidores esperaram pelo novo iPhone 6s e iPhone 6s Plus, disponíveis a partir de setembro.
“É de se esperar que nos três meses que antecedem o lançamento de novos produtos, as vendas do iPhone da Apple seriam mais fracas”, afirma Carolina Milanesi, chefe de pesquisa da Kantar Worldpanel ComTech. “Enquanto um mês a partir de agora possa ainda ser muito cedo para reportar números iniciais de vendas para os novos modelos, nós podemos dizer hoje que 11% dos proprietários de iOS nos disseram em agosto que eles planejavam substituir seu telefone atual nos próximos três meses e 87% deles afirmaram que a Apple é a marca preferida deles.”
“Entre os ‘big five’ da Europa, o Android continua na luta, apenas os mercados pré-pagos da Itália e da Espanha registrando um crescimento ano a ano”, relata Dominic Sunnebo, diretor de negócios da unidade Kantar Worldpanel ComTech da Europa. “Na Grã-Bretanha, Samsung, a indiscutível líder do sistema Android, caiu no market share tanto de período sobre período e ano a ano, enquanto a Sony e a LG foram os dois únicos fornecedores de Android capazes de aumentar sua participação ao longo do último ano e nos meses de maio, junho e julho de 2015.”
Os “big five” mercados da Europa são a Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha.
“Nos Estados unidos, o Samsung Galaxy S6 aumentou sua participação nas vendas de smartphones, mas não ameaçou a posição de liderança do iPhone 6”, acrescenta Milanesi. “De abril a agosto de 2015 – os meses seguintes ao lançamento de novas flagships – apenas 29% da base instalada dos smartphones da Samsung foram atualizadas para novos dispositivos. Entre aqueles que atualizaram, 23% mudaram para um Galaxy S5, 4% para um Galaxy S6 e 1% para um Galaxy S6 Edge.”
“Na China urbana, as vendas de smartphones representaram 84% das vendas globais de telefones nos três meses encerrados em agosto, com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus no topo da lista dos modelos mais vendidos”, revela Tamsin Timpson, diretor de visão estratégica da Kantar Worldpanel ComTech Ásia. “Os compradores mencionaram a clareza e a resolução da tela (58%), qualidade da câmera (54%) e o tamanho da tela (51%) como os três mais importantes determinantes de compra.”
“O Windows Phone tem experimentado algum crescimento na França, Alemanha e Austrália e manteve sua participação em outros lugares, mas nós não temos visto maiores impactos sobre o mercado global, apesar de algumas faixas de preço agressivas”, diz Milanesi. “No lançamento do Windows 10 em New York, no dia 6 de outubro, nos vimos a Microsoft focada mais uma vez em oferecer um telefone companheiro para os usuários do Windows 10 e dispositivos de classe empresarial para departamentos de TI – um objetivo mais modesto talvez, mas certamente um mais realista.”
No Brasil, cresce o número de aparelhos com o sistema Android, que mantém sua liderança no mercado brasileiro, passando de 89,5% no último período para 91,4%. iOS sistema que perdeu participação no último período ganha 0,5 p.p., já o sistema Windows Phone que vinha ganhando participação, perde 1,2 p.p.
Smartphone OS Sales Share (%) | |||||||||||
Germany | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | USA | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | ||||
Android | 82.3 | 75.2 | -7.1 | Android | 64.4 | 66.9 | 2.5 | ||||
iOS | 9.0 | 13.6 | 4.6 | iOS | 30.5 | 28.4 | -2.1 | ||||
Windows | 6.9 | 10.5 | 3.6 | Windows | 3.5 | 3.5 | 0.0 | ||||
Other | 1.8 | 0.7 | -1.1 | Other | 1.6 | 1.2 | -0.4 | ||||
GB | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | China | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | ||||
Android | 59.3 | 54.1 | -5.2 | Android | 83.7 | 78.1 | -5.6 | ||||
iOS | 27.9 | 33.7 | 5.8 | iOS | 14.3 | 19.4 | 5.1 | ||||
Windows | 11.0 | 11.3 | 0.3 | Windows | 0.7 | 2.3 | 1.6 | ||||
Other | 1.8 | 0.9 | -0.9 | Other | 1.3 | 0.2 | -1.1 | ||||
France | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | Australia | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | ||||
Android | 76.2 | 71 | -5.2 | Android | 64.3 | 53.1 | -11.2 | ||||
iOS | 12.8 | 15.4 | 2.6 | iOS | 29.3 | 37.8 | 8.5 | ||||
Windows | 9.9 | 13.1 | 3.2 | Windows | 5.1 | 7.4 | 2.3 | ||||
Other | 1.1 | 0.5 | -0.6 | Other | 1.3 | 1.7 | 0.4 | ||||
Italy | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | Japan | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | ||||
Android | 73 | 74.8 | 1.8 | Android | 70.4 | 64.5 | -5.9 | ||||
iOS | 10.6 | 10.6 | 0.0 | iOS | 27.1 | 33.8 | 6.7 | ||||
Windows | 14.5 | 13.7 | -0.8 | Windows | 0.6 | 0.3 | -0.3 | ||||
Other | 1.9 | 0.9 | -1.0 | Other | 0.8 | 1.9 | 1.1 | ||||
Spain | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | EU5 | 3 m/e Aug 14 | 3 m/e Aug 15 | % pt. Change | ||||
Android | 88.1 | 89.5 | 1.4 | Android | 75.5 | 72.2 | -3.3 | ||||
iOS | 7.5 | 6.2 | -1.3 | iOS | 13.7 | 16.2 | 2.4 | ||||
Windows | 4.2 | 3.9 | -0.3 | Windows | 9.3 | 11.0 | 1.6 | ||||
Other | 0.2 | 0.4 | 0.2 | Other | 1.5 | 0.7 | -0.8 | ||||
Sobre Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo e oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam – e os motivos – se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.
Com mais de 60 anos de experiência e formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel atua em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros.
Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br.
Sobre a Kantar
A Kantar é uma divisão da WWP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 27.00 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.
1 comentário
[…] Fonte: OverBr […]