O Windows 8 vai chegar às lojas no final de Outubro e sofrerá uma profunda reestruturação de sua interface, denominada Metro Style, nome adotado durante a fase de pré-lançamento. O novo desafio da Microsoft é proporcionar ao usuário a mesma experiência, tanto no computador, como em aparelhos portáteis como o celular e o tablet.
A Astéria, empresa parceira da Microsoft, já vem há alguns meses criando aplicativos para a nova plataforma Metro, pois atualmente os apps são um dos grandes atrativos dos aparelhos móveis. A empresa se capacitou para entender os critérios e padrões que devem ser seguidos (guidelines), para explorar ao máximo a nova interface que exige conhecimentos de User Experience (UX) e User Interface (UI), ambas visando a melhor interação entre usuário e máquina.
“Estes padrões são fundamentais para que os usuários não tenham dúvidas no momento de utilização do aplicativo, e contemplam posicionamento de informações, dimensões de elementos, regras de acionamento, utilização de comandos, entre outros”, explica o sócio-diretor da Astéria, Leonardo Oliani.
Empresas como Saraiva, Azul Linhas Aéreas, OnOn, Boa Vista Serviços e Restaurante Web, já se prepararam para o novo sistema operacional. Para isso contaram com a Astéria na orientação de suas equipes ou no próprio desenvolvimento de seus aplicativos.
“A Astéria, apostando no sucesso do Windows 8 e contando com o apoio da Microsoft, se capacitou nestas frentes, e atua no desenvolvimento de aplicativos tanto de maneira consultiva como executiva”, completa Oliani.