O desenvolvedor Kaspersky Lab emitiu um alerta sobre um aplicativo malicioso que simulava ser o popular AdBlock Plus usado por milhões de pessoas em todo o mundo para bloquear anúncios enquanto navegam na Internet. De acordo com Dmitry Bestuzhev, diretor de Pesquisa e Análise da equipe Kapersky Lab America Latina, em vez de bloquear a publicidade, o aplicativo envia mais anúncios do que o normal para os usuários, anúncios que também comprometem a privacidade de seus dados.
“Este é um daqueles casos em que o usuário procura proteção, mas só encontra problemas”, diz Bestuzhev. Uma vez instalado no dispositivo, o aplicativo fornece várias permissões, incluindo o acesso a mensagens SMS, lista de contatos e registros de arquivos que contêm informações confidenciais do usuário. Além disso, o aplicativo têm a capacidade de alterar as configurações de Bluetooth e permitir conexões de entrada de outros dispositivos.
O Adware, que foi removido do Google Play, é rentabilizado através de uma rede de publicidade móvel baseada no Brasil, que permite que o cibercriminoso receba dinheiro por cada clique e instalação feita por suas vítimas.
De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky Lab e pela B2B Internacional em agosto de 2013, mais de 50% dos proprietários de smartphones e tablets com sistema operacional Android não utilizam qualquer software de segurança para proteger seus dispositivos de ameaças cibernéticas.
Estes resultados são surpreendentes porque a plataforma Android tem sido o principal alvo dos cibercriminosos – a Kaspersky Lab constatou que 99% das amostras de malware atuais que visam dispositivos móveis têm sido desenvolvidas para o sistema operacional.
Os analistas da Kaspersky Lab oferecem as seguintes dicas para usuários se protegerem deste tipo de aplicações maliciosas:
1. Sempre verifique quem é o programador, qual é a data de recepção do pedido para o mercado Google Play e também leia os comentários de outros usuários que já fizeram o download da aplicação.
2. Use um Anti-Virus para proteger seu aparelho contra ataques que não podem ser identificados como maliciosos, especialmente quando o download já foi feito.
3. Ao instalar qualquer aplicativo em seu telefone, verifique se este está exigindo licenças. Se sim, basta cancelar a instalação.
Você pode encontrar o artigo completo sobre este aplicativo malicioso aqui: http://latam.kaspersky.com/AdBlockFalso
Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é o maior fornecedor de capital fechado do mundo de soluções de Proteção de Endpoint. A empresa está classificada entre as quatro maiores do mundo fornecedoras de soluções de segurança para usuários de endpoint*. Ao longo de sua história de mais de 16 anos a Kaspersky Lab manteve-se como uma companhia inovadora em segurança de TI e fornecedora de soluções de segurança digital eficazes para grandes empresas, PMEs e consumidores finais. A Kaspersky Lab, tem sua holding registrada no Reino Unido e atualmente opera em cerca de 200 países e territórios em todo o mundo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários.
* A empresa foi classificada em quarto lugar na classificação IDC Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendedor, 2012. A avaliação foi publicada no relatório IDC “Worldwide Endpoint Security 2013-2017 Forecast and 2012 Vendedor Shares (IDC n º 242618, agosto de 2013). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com os ganhos provenientes da venda de soluções de segurança de terminais em 2012.