Home Gadget CUIDADO: aplicativo malicioso usado em conta do Gmail rouba informações

CUIDADO: aplicativo malicioso usado em conta do Gmail rouba informações

por Agência Canal Veiculação
FireEye descobre malware no Android que se escondia como Gloogle Play
Equipe de segurança móvel da FireEye interceptou um aplicativo malicioso que usava uma conta do Gmail para roubar informações
 

 

A FireEye, Inc. (NASDAQ: FEYE) descobriu recentemente um novo malware que roubava mensagens de SMS, certificados e senhas bancárias de usuários do Android. O aplicativo falso se disfarçava como o aplicativo da loja do Gloogle Play e colocava na área de trabalho do celular um novo ícone parecido com o legítimo. O malware, que já foi removido da loja do Google, passava despercebido por 48 dos 51 antivírus testados¹.

 

 

arq_634_147170

Ícone falso que ativava o malware e a tela que solicitava permissões
Intrigados com o novo ícone, os usuários clicavam no app iniciando a instalação do malware. Depois de inicializado uma mensagem com erros de digitação solicitava permissões de administrador para o “Gloogl App Stoy”.
Terminada a “instalação” um pop-up surgia “Erro do Programa” e depois “Este foi deletado”, mas na verdade o malware começava a se descompactar e criar pastas dentro do dispositivo com códigos programados para roubar as mensagens de SMS, os certificados de assinatura e as senhas bancárias do usuário.
O hacker usava um servidor DNS dinâmico com um protocolo SSL do Gmail, fazendo o tráfico de rede gerado pelo malware parecer seguro e enganando a maioria dos antivírus, mas não a Máquina Virtual da FireEye que detectou o comportamento incomum.
De 51 antivírus testados, somente três conseguiram detectar o app por causa dos métodos de evasão que o invasor utilizou. Mesmo se detectado pelo usuário, o aplicativo falso não podia ser removido e ficava rodando nos serviços de fundo. O serviço podia ser interrompido, mas voltava à ativa depois da reinicialização do celular.
Constadas as evidências do ataque, a FireEye trabalhou em conjunto com a equipe do Google para derrubar a conta de e-mail utilizada pelo hacker.
Para mais informações sobre o assunto acesse o relatório completo da FireEye (em inglês): http://www.fireeye.com/blog/technical/2014/06/what-are-you-doing-dsencrypt-malware.html

Sobre a FireEye, Inc.
A FireEye inventou uma plataforma de segurança baseada em máquina virtual especialmente construída para fornecer proteção contra ameaças em tempo real para empresas e governos no mundo inteiro contra a próxima geração de ataques cibernéticos. Esses ataques altamente sofisticados podem facilmente contornar defesas tradicionais baseadas em assinatura, tais como firewalls de próxima geração, IPS, anti-vírus e gateways.

 

A Plataforma de Prevenção de Ameaças da FireEye (FireEye Threat Prevention Platform) fornece, em tempo real, proteção contra ameaças dinâmicas sem o uso de assinaturas para proteger uma organização em todos os vetores de ameaças primárias e nas diferentes etapas do ciclo de vida de um ataque. O núcleo da plataforma FireEye é um engine de execução virtual, complementado pela inteligência de ameaça dinâmica, para identificar e bloquear ataques cibernéticos em tempo real. A FireEye tem mais de 2.200 clientes em mais de 60 países, incluindo mais de 130 no Fortune 500.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações