427
A beleza do corpo humano pode estar presente na menor porção da nossa matéria viva. Exemplo disso são as fotos vencedoras do concurso mundial de imagens celulares promovido pela GE Healthcare Life Sciences, que destacam as células presentes nos seguintes focos terapêuticos: doenças neurodegenerativas, câncer e fertilidade. Os ganhadores da premiação, Vanessa Auld, do Canadá, Martin Barr, da Irlanda, e Graham Wright, de Cingapura, terão suas imagens divulgadas na Times Square, Nova York, em um evento entre 25 e 27 de abril de 2014.
A competição acontece há sete anos e tem como objetivo valorizar e inspirar novas pesquisas, além de celebrar a estética das imagens alcançadas por equipamentos de alta tecnologia. Neste ano, foram recebidas mais de 100 inscrições de cientistas que utilizaram microscópios de alta resolução da GE para investigar as células em casos de doenças como câncer, doenças musculares e infecções parasitárias.
Um painel de seis peritos científicos selecionou os finalistas antes da votação do público, avaliando qualidade técnica, valor científico e estética da imagem. Segundo Eric Roman, Gerente Geral de Pesquisa da GE Healthcare Life Sciences, as três imagens vencedoras deste ano são incrivelmente belas e lembram a complexidade celular existente atrás das doenças. “Recebemos muitas candidaturas para a competição, o que mostra como imagens celulares estão ajudando os cientistas a avançar na compreensão de tantas doenças”, explica.
As imagens vencedoras e a galeria de todos os finalistas estão disponíveis em www.gelifesciences.com/cellimagecompetition
Sobre os vencedores:
– 1 º lugar – Categoria Microscopia
Vanessa Auld, Universidade British Columbia, Vancouver, Canadá.
Foco terapêutico: Doença neurodegenerativa.
– 1 º lugar – Categoria Análise de Alta Qualidade
Martin Barr, Hospital St James e Trinity College Dublin, Dublin, Irlanda.
Foco terapêutico: Câncer.
– Vencedor regional (categoria Microscopia) – cientista de qualquer região não representadas pelos vencedores das duas categorias acima:
Graham Wright, do Instituto de Biologia Médica A STAR, Singapura
Foco terapêutico: Fertilidade.