Depois de passar já quase 60 dias de uso ininterruptos com o Zenfone 5 da ASUS resolvi levar a conhecimento do público e do leitor as ‘verdades’ sobre a performance, durabilidade e qualidade do smartphone, fatores dos quais resolvi montar este pequeno e longo ‘Diário de Bordo Zen’. Antes de prosseguir, aconselho uma rápida leitura e conferida no review técnico deste smartphone Neste Link. Assim você terá não somente dados técnicos e uma completa análise do aparelho em laboratório como também contará a partir de agora com um dado real e verdadeira impressão do uso diário do aparelho.
Se achou interessante a leitura e gostaria de ajudar outros consumidores e amigos, por favor, compartilhe este artigo pelas mídias e redes sociais. Cumpra com o seu direito de consumidor, não seja lesado ou enganado por terceiros especuladores que só tendem a tumultuar e ludibriar as pessoas através de uma leitura pobre e sem conteúdo técnico ou vivência alguma.
Seja legal ! Radicalize seus direitos :)
[box type=”info” ]Importante:
Este artigo não possui nenhum cunho ou compromisso comercial, não expõe o modo de pensar ou traz responsabilidades para o site OverBR, seu autor é responsável pelas declarações e pelo ‘diário de bordo’ de uso do smatrphone da ASUS. As impressões e comentários são resultados do uso contínuo do aparelho no dia-a-dia.[/box]
Diário de Bordo Zen
meu companheiro smart
Primeiros Dias
não ria, chore ! Aprenda, pratique e explore.. só assim se conhece o aparelho e suas ‘ferramentas’
Logo que recebi Zenfone 5 da ASUS ele se mostrou como um interessante aparelho o qual me oferecia grandes diferencias frente a concorrência (não entrarei em detalhes técnicos, pois este artigo trata-se de um relato de uso e não técnico – caso desejar obter informações de testes em laboratório, consulte este review Neste Link ).A primeira coisa que fiz foi aposentar meu novo e recém comprado LG Lite Dual :) o qual paguei R$ 1.099,00 numa loja de grife do shopping.
Deixa eu continuar aqui, bom, a sensação de uso é a melhor possível, o aparelho é muito leve mesmo e bastante fino. Ele tem uma ótima pegada e não fica escorregando da mão quando se digita utilizando apenas uma delas.
Em lugares comerciais e lojas por onde passei e o Zenfone foi ligeiramente apresentado, a reação principalmente dos vendedores, foi questionar o aparelho e perguntar sobre sua qualidade e velocidade, afinal ele é o primeiro aparelho oficial que traz um chip de processamento da Intel. As pessoas elogiaram muito seu design, comentaram sobre a tela que possui um tamanho excelente de uso e não é ‘exageradamente’ grande. Muitos até chegaram a falar de ‘semelhanças’ entre ele e o iPhone :(
As modificações proprietárias da ASUS no sistema Android através de aplicativos e também de funções, ofereceram uma mão na roda, porém nos primeiros dias fiquei bastante confuso e uma acabei fazendo uma verdadeira baderna de apps. Estive utilizando um LG Pro Lite Dual nos últimos meses. Posso afirmar categoricamente que a diferença entre eles, além do preço (o Zenfone 5 é 30% mais barato) é brutal, o Zenfone 5 é muito mais rápido, possui uma melhor pegada, uma melhor qualidade e também funções mais aprimoradas em diversas tecnologias agregadas. Porém nem só de flores eu vivi estes dias, deixe-me prosseguir e não fugir muito deste diário de bordo.
Não fico acanhado e nem me sinto um tolo, mas tenho que confessar que fiquei bastante perdido com a interface ZenUI nos primeiros dias, ela é bem diferente da LG que eu estava acostumado a usar. Na verdade pelo que andei conferindo, a interface acaba adicionando mais de 1.000 melhorias ao sistema operacional Android, tornando além de mais rápido e mais ‘leve’, uma tela cheia de atalhos e ajustes que podem ser rapidamente acessados, e não é só isso, a ZenUI tem aplicativos proprietários que ajudam os usuários na otimização do aparelho e buscam pelo que existe na atualidade de melhor. Basta ter um tempinho livre e ir fuçando, descobrindo e conhecendo….
Em síntese nos Primeiros Dias:
- Não levei mais do que uns 7 ou 8 dias para ter total controle nas funções, atalhos e aplicativos;
- Não utilizei o aparelho com case ou capinhas, sequer comprei uma película protetora para a tela;
- Sofri um pouco para me acostumar com a autonomia do Zenfone 5 ! Para uns pode até ser ‘Zen’, mas no meu caso que me acomodei com uma autonomia de 10 dias de standby… é muito diferente viu. No Zenfone não consegui ultrapassar 48 horas… :( mas tá ótimo, tá valendo. O modo de economia de energia dele é muito eficiente quando ativo;
- Sofri para usar ele no escuro nos primeiros dias, as teclas de navegação e menu não são iluminadas, eu acabei me acostumando, mas nos primeiros dias fiquei perdido.
No geral o que gostaria de comentar é que para uma ou duas semanas de uso o aparelho surpreende e satisfez bastante toda aquela minha primeira empolgação que tive ao abrir sua caixa no primeiro dia. Ele não decepcionou, não me deixou na mão e funcionou perfeitamente todos os aplicativos e funções que precisei, de maneira muito rápida de verdade mesmo ! Eu só tive que ter um pouquinho de paciência nos primeiros dias meramente para acostumar-me com posições e toques.
Chorando é que dói menos !
Que subtítulo mais porreta é este? sei lá viu… é o único que me vem a mente aqui neste momento meu querido amigo, então não ria, apenas sorria e diga que aceita ! Meu médico sempre fala a minha esposa (apesar dos 27 anos juntos sendo 25 deles casados ela ainda é teimosa e não me deixa a ir uma simples consulta sozinho) sua recomendação é expressa e notória: Evite Contrariar o velho ! Ele é sistemático ! Não sei quem é mais loco nisso tudo, eu, ela ou o médico. Enfim, tudo isso para eu mesmo tentar justificar um parágrafo? Bahhhh parei…
Vou me conter nos próximos diários de Bordo ZEN, eu prometo ! Farei com força total após um relaxamento ZEN ! Zen… eu to falando, depois você não acredita, isso contagia viu…. será um vírus? Vírus ZEN
Numa destas tardes, saindo do consultório, eu e minha amada querida esposa, fomos a um café, plena segunda ou terça-feira as 4 horas da tarde. Me lembro como hoje (mas nem tanto tempo passou? uai… de um desconto, a velha EDODIMM deste autor é rápida lembrança e não armazena mais do que 1Kb de dados), mas lá fomos, pedi um Machiatto e um cookie com brownie, ela pediu uma água com gás e um pudim de morangos ao mel. No meio das conversas e olhando a receitinha médica pediu meu ZEN emprestado para ligar na farmácia e pedir a manipulação dos remédios ! No momento que deixei meu café e tirei o meu todo poderoso e querido ZENFONE do bolso, lá foi ele para um voo inesquecível, assustador e que me deixou atônito.
Vale ressaltar sem ênfase que estávamos no beiral do segundo andar do café, e que a única coisa que separava-nos do chão do térreo era uma grade toda enfeitadinha de cebolinhas e outras ervas. Acreditem ou não, essa bagaça de celular parece que criou vida própria, do jeito de ele pulou do bolso, repudiou na minha mão e saculejou para voar mais de 3 metros de altura até a queda no chão. Eu confesso, sequer vi como ele caiu, se foi de frente, de lado ou de costas ou de quina… quando olhei o Zenfone, ele estava lá, como um morto pálido sem ‘se mecher’, parado no chão… Eu não sabia se ria ou se chorava, de verdade, o Zenfone 5 tinha menos de 2 semanas de uso… :(
Desci rapidamente, com uma meio cara de ‘diarréia cerebral incubada’ :) e peguei o Zenfone com todo carinho, cuidado e zelo….
Mas quem disse que só o gato tem 7 vidas? Pois é, isso é sério e não é uma anedota não deste abestado que escreve. O ZENFONE 5 estava perfeito, funcionando e sequer desligou. Sorte? Puro jogo de proteção? Sei lá… eu só sei que voltei tão feliz e tão feliz que mais parecia uma besta naquele café. Eu ria e cantarolava. E o querido amigão ZEN em minha mão todo ZEN.
A verdade é que o aparelho caiu de uma altura mais ou menos de 3 metros direto ao chão, sem paradinhas e sem esbarrar em porcaria nenhuma, Foi Tiro e QUEDA ! Direto.
Agora vem cá, você quer saber sobre a resistência dele? Poxa amigo, na boa, e o aparelho está aqui ao meu lado de prova viva, sequer fez um risco, sequer uma trinca. Um nada ! O aparelho simplesmente é ‘insano’, embora ele tenha vida própria, ele parece ser uma espécie de GATO com 7 vidas ! Não morre, não surta e não te deixa na mão nem a pau… :)
Enfim, estou aqui infelizmente me despedindo por hoje, já são quase 7 horas da noite e preciso ir fazer minha jantinha… talvez nos encontremos outro dia, para falarmos novamente deste incrível e insuperável aparelho que a ASUS desenvolveu e que agregou ‘vidas’ nele.
O Zenfone 5 é o melhor amigo que uma pessoa pode contar em todas as horas e momentos, lembre-se disso !
Eu ZEN, mas quem não é ZEN ?
Fuis, abraços e nos vemos logo mais.
[divider]
12 comentários
Não tem oque falar um otimo aparelho, sem travamentos super rapido, só a bateria que deixa a desejar.
Asus = lixo, experiência vivida…
Asus é uma porcaria, assistência técnica péssima, estou com um assunto transformer à messes esperando o retorno da assistência e nada, vou abrir processo no Procon pedindo restituição do meu dinheiro 1.800,00 reais perdido…
Compre se quiser ter dor de cabeça, entre no reclame aqui e veja…
Assunto nunca mais…
Tenho um Zenfone 5 há mais de 2 anos e esta como novo até hoje. Um amigo precisou mandar na assistência porque descolou a tela da carcaça, foi e voltou em uma semana com uma tela nova e como novo. Sem falar nos notebooks e placas mãe asus que uso há anos. Não quer explicar melhor o seu problema, talvez alguém possa daqui te ajudar.
O meu é o GO, show de bola, no seu artigo não consegui ler, você da uma volta ao mundo para dizer nada, chato de ler não consegui, então deixo meu parecer, não troco meu Asus
O celular é muito bom mas estava com ele.no bolso de tras e acabei sentando com ele no bolso. Resultado: rachou a tela de fora a fora. Acredito que a sobrevivência a queda de 3 metros nao diz quanto a durabilidade, porém sorte. Enfim… o aparelho é bom.
[…] Zenfone: a verdade, leia o Diário Zen […]
Realmente é um celular incrivelmente rápido e de visual bonito, porém com menos de um mês de uso já tive de mandar para assistência técnica em São Paulo pois a placa-mãe dele havia estragado. Retornando do conserto ele ainda permanece com o irritante (e bem comum bug, basta pesquisar na Internet) de ficar reiniciando sozinho. Antes que perguntem, estou com a última versão do Android.
Infelizmente hoje estou praticamente me despedindo do meu Zenfone 5. fui na casa de um amigo que não via há muito tempo e que veio passar uns dias de férias. Um tapado me jogou na piscina e estava com ele no bolso. Adeus.
o meu zenfone caiu menos de 1 metro,quebrou o vidro,duas semanas de uso também,teve sorte meu amigo
Troquei meu MotoG1 pelo Zen5 a umas 3 semanas (é impossivel não fazer essa comparação..), mais pela curiosidade do que pela necessidade..hahaha, e foi outro tiro certeiro.. assim como quando comprei o MotoG1 o tiro foi na mosca.
Não tive esse “prazer” de ver meu querido Zen fazer um voo sem escalas para a morte..hahaha, mas o aparelho é realmente espetacular e veio para ficar (talvez até mesmo no lugar do temido MotoG), não tive até agora nenhum problema de travamento ou reinicialização, a bateria eu entendo que para alguns seja “frustrante”,mas vejo do seguinte modo: Ela é na média, igual de seus outros competidores, cabe ao usuario fazer o bom uso para que não chegue ao fim do dia zerado, estive comparando meu Zen5 com meu MotoG1, e para o meu uso, ambos fazem o mesmo tempo de bateria, então isso varia de usuario a usuario.
Uma marca “desconhecida” para a maioria de usuarios comuns, um design diferente que chama atenção, e pronto, la vem a pergunta que respondi algumas vezes durante essas semanas para amigos e pessoas que viam o aparelho : É importado esse? Que celular é?
Na minha opinião, a Asus mirou alto , e deu aquele tiro certeiro, e acho que alem de acertar o topo dos MID, acertou em cheio o peito da concorrente Motorola, veremos..hahahaha
CAIO sua resposta foi certeira ! no alvo… você respondeu a centenas de dúvidas de usuários e consumidores finais… nada melhor do que um próprio consumidor vir se pronunciar a respeito do aparelho.. gostei mesmo, parabéns por sua colocação, posso dizer que ela foi ‘certeira’.
abraços :)