WayTaxi aposta na qualidade de avaliações de usuários e taxistas para aprimorar os serviços de transporte de passageiros em todo o país
A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) da cidade de São Paulo pretende pedir a suspensão do aplicativo caronas Uber após apreender três veículos que realizavam o transporte não autorizado de passageiros. A medida está em análise pelo setor jurídico do Departamento de Transportes Público (DTP), vinculado à Secretaria. A ideia é solicitar a suspensão do serviço, além de pedir para que o aplicativo seja retirado do ar, o que pode resultar no mesmo efeito que enfrenta o app Secret em todo o Brasil. O caronas Uber está em vigor na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro desde junho deste ano.
O Uber faz um serviço denominado “carona paga”. De acordo com a SMT, o transporte de passageiros mediante pagamento somente pode ser feito por carros autorizados por lei, como táxis. O usuário que for surpreendido utilizando o Uber pode ter a viagem interrompida e perder o dinheiro. Os carros apreendidos em São Paulo, por exemplo, foram levados para o pátio do DTP. Para quem necessita de transporte rápido e seguro, os aplicativos de táxi são as alternativas.
Desde 2011 o app WayTaxi é sucesso entre usuários de táxi em várias cidades brasileiras. Em Minas Gerais, por exemplo, é o aplicativo mais baixado e utilizado pelos taxistas para atender os passageiros em várias cidades do estado. O maior atrativo do WayTaxi – para os taxistas – é o menor número de cancelamento de chamadas. O serviço ainda possui o filtro de palavras que impede o assédio do taxista para outros serviços, como o sexual, por exemplo. No Rio de Janeiro, o assedio aos taxistas cariocas tem prejudicado o dia a dia dos profissionais e o ganha pão diário.
A WayTaxi antecipando-se as questões de segurança e o mau uso do aplicativo criou um sistema que possibilita o bloqueio dessas “investidas”. Trata-se do filtro de palavras indevidas, feito através de um programa que aprende com o próprio uso do sistema por meio dos algoritmos. Eles são capazes de identificar possíveis novas palavras que podem tentar burlar bloqueio. ”Na prática, o sistema identifica o mau uso e bloqueia essas chamadas, evitando maiores constrangimentos aos taxistas. A medida proporciona respeito e profissionalismo na prestação do serviço e dá ao taxista a tranquilidade para realizar sua atividade. Ele se sente mais seguro”, diz Cláudio Ávila, CEO da WayTaxi. Outra novidade do aplicativo é o cálculo do valor aproximado do trajeto, único entre os aplicativos a oferecer o serviço.
Ávila destaca a importância da colaboração dos passageiros e dos taxistas como primordial para obter resultados satisfatórios no serviço. Ambos podem avaliar e comentar sobre o serviço, tanto o passageiro do taxista como o taxista do usuário. “Com o cruzamento dessas informações o sistema de segurança consegue identificar falhas ou pessoas que tem intenções diferentes daquela que é oferecido no ambiente, o de mobilidade, de transporte,” destaca Ávila. Isso só é possível, segundo o executivo, porque as pessoas colaboram e porque todos ganham quando o sistema funciona perfeitamente.
Algumas cidades se destacam, pois contam com maior colaboração dos usuários e taxistas. O usuário participa diretamente da evolução do serviço e acompanha quais cidades estão em destaque, onde os WayTaxistas mais contribuem para o bom atendimento dos passageiros. É um modelo diferente de negócio, pois depende diretamente dos maiores beneficiados pelo aplicativo: os usuários e os taxistas. Utilizar bem, não cancelar a chamada e avaliar o serviço são os meios de aprimorá-lo cada vez mais. “Para ter uma boa reputação, basta o usuário utilizar bem e evitar o cancelamento. Avaliando, sendo avaliado e divulgando para novos passageiros e taxistas”, disse Ávila.