Câmeras com tecnologia 8k e que filmam e tiram fotos no escuro com alta precisão, impressões do tamanho de apartamentos e soluções para a área de segurança, medicina e espacial, e tudo isto sob o mesmo teto. Esse foi o cenário que os participantes da Canon Expo 2015 Nova York, nos Estados Unidos, vivenciaram nos dias 10 e 11 de setembro. A Canon, líder mundial em imagem digital, cumpriu com o prometido no slogan do evento, e mostrou o impossível para os participantes do mundo todo.
A mostra, que acontece a cada cinco anos, contou com tecnologias surpreendentes da Canon, soluções para uma ampla gama de indústrias e seminários reveladores, onde especialistas e artistas compartilharam seus insights únicos e exclusivos sobre os mais diversos temas. Os participantes dessa edição circularam por vários espaços, entre eles o setor empresarial, de produção cinematográfica, de soluções avançadas para a indústria, de medicina e bem estar, além de impressão profissional, todos com inovações tecnológicas de ponta. Em um dos locais foi montado um estádio de futebol americano, com projeção em telas de última geração, que fizeram com que os participantes pensassem estar em um jogo real.
Entre os destaques da feira, que foram muitos, está a câmera com 30 vezes da resolução 4k, que fotografa e filma com até 30fps, além de produzir imagens com 250 megapixels, com sensores de alta capacidade. Em uma demonstração das capacidades do sensor da câmera, pode-se ler as letras na lateral de um prédio há quilômetros de distância. Em outro espaço, a Canon colocou lupas perto de seus monitores de referência 8K para que o participante pudesse olhar bem de perto, sem ver um pixel sequer.
A companhia também apresentou sua visão de casa do futuro. Na parte interativa da demonstração, a colocação de uma câmera digital em uma mesa sensível ao toque a conecta automaticamente mostrando as imagens em formato digital que estão armazenadas no equipamento. A partir daí, é possível manipular as imagens em qualquer superfície, aumentar, diminuir, enviar para a TV, cortar e até mandar imprimir. A marca também apresentou câmeras de vídeo 4K para produção de filmes para o cinema. Algumas delas são utilizadas inclusive pela NASA (Agência Espacial Norte Americana) para as filmagens no espaço.
Outro tema abordado na feira foi a realidade virtual. A Canon já tem um capacete futurista no mercado americano voltado para aplicações de treinamento e negócios interativos. Ele possui rastreamento de posição e o sistema MREAL, que permite interagir com ambos os objetos virtuais e reais no mesmo tempo. Quando usa-se o capacete, sobreposições geradas por computador transformam o entorno, mas ainda é possível ver as pessoas e outros objetos do mundo real.
Falando em saúde, a Canon apresentou um analisador de DNA, que faz a leitura de cada indivíduo para prevenir possíveis doenças. O aparelho está sendo aprimorado em conjunto com uma universidade americana. Importantes inovações em sistemas tecnológicos estavam voltados para um novo tipo de exame de mamografia, menos invasivo para as mulheres, além de aparelhos para exames de radiologia e oftalmologia. “Foram apresentadas várias novidades que já são e vão ser tendência no mundo inteiro. Já estamos pensando em tecnologias pra daqui a cinco anos, no próximo Canon Expo 2020”, afirmou o presidente da Canon do Brasil, Jun Otsuka.
Pra quem acha que as novidades apresentadas este ano na feira nunca chegarão às lojas, se engana. Na Canon Expo 2010, displays e câmeras com gravação de vídeos em 4K eram considerados futuristas demais. Hoje até alguns celulares fazem esse tipo de gravação. Em 2020, todas as tecnologias apresentadas podem estar por toda a parte.
Canon do Brasil
A Canon é líder em desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento de documentos, imagem e pela fabricação de uma variedade de produtos que vão desde câmeras, copiadoras e impressoras, até equipamentos ópticos para a indústria de semicondutores e lentes profissionais para broadcasting. No Brasil desde 1974, a Canon conta com infraestrutura própria com cerca de 500 colaboradores e uma rede de revendas responsável pela distribuição de toda a linha de soluções corporativas. A empresa oferece ao mercado brasileiro um portfólio com mais de 70 produtos entre câmeras, multifuncionais, copiadoras, fax e scanners.