607
Fotógrafa macaense direciona suas lentes às crianças, imprime sua fórmula de arte e beleza e mostra seu expressivo talento. Trata-se de Aline Brant, que inaugura exposição de suas obras em homenagem ao Dia das Crianças, neste domingo (12) na Galeria Café com Arte, onde permanece aberta a visitação pública do dia 13 até o dia 22, durante horário de funcionamento da casa – das 14h às 20h -, com entrada franca.
Assim, sob a curadoria da fotógrafa Carolina Amorim, a mostra intitulada ‘Contos’ consta de 22 obras de crianças retratadas por ela nos últimos quatro anos. A partir daí as fotografias selecionadas ganharam intervenções manuais em pintura, costura e fogo, tornando-as belas obras de arte.
Em sua primeira exposição, a fotógrafa ressalta que o universo infantil é sempre uma fonte de inspiração e renovação para ela. “Escolhi imagens que representam a minha relação íntima com a fotografia. São simples e carinhosos reflexos do amor que sinto em cada ensaio que realizo com as pessoas, em especial as crianças neste momento. Espero que todos que venham conhecer o meu trabalho apreciem esta forma de integração das artes”, declarou Aline.
Grande novidade
A fotografia é uma arte, mas quando eu coloco a mão na foto impressa e passo as minhas informações, ela se torna uma obra de arte particular e personalizada”, explica a artista, explicando que sempre se encantou por atividades manuais, como bordado, tricô e costura, surgindo desta sua habilidade a ideia de editar as fotografias.
“Essas atividades eram uma forma de terapia para mim. Um dia, conversando com a fotógrafa Carolina Amorim, soube do curso ‘Intervenções Analógicas em Fotografia’, promovido pelo estúdio Doravante, em São Paulo. Não pensei duas vezes e fui lá aprender”, informou ela.
Aline contou ainda que, a partir deste curso, passou a aprimorar técnicas de pós-edição de imagens, integrando artes e diferentes perspectivas e visões da imagem. “Considero uma forma intimista e carinhosa de tratar a fotografia, um ‘remar contra a corrente’ da avalanche tecnológica do tratamento digital de imagens que, na verdade, pode ser também algo muito bonito e artístico. Quando estou pintando, recortando, riscando, costurando ou queimando uma fotografia, parece que estou dando vida ao registro. É sensacional! Pode-se mudar o fato congelado ou simplesmente valorizá-lo de acordo com o seu ponto de vista, tudo de uma forma bem íntima, tocando na imagem”, acrescentou.
Aline Brant
Nascida em Macaé, Aline Brant passou a infância na Fazenda União (Reserva União). Cresceu no meio de belezas naturais, observando e apreciando o belo. Sempre gostou de fotografar, registrar momentos.
Ela confessa que admiração pela imagem sempre existiu, mas de forma amadora. Foi durante a Faculdade de Comunicação que a relação especial com a fotografia cresceu, na busca pelo conhecimento das artes visuais e suas diferentes concepções.
Nasce daí uma forte paixão pela fotografia.
A partir daí, mergulhou fundo no aperfeiçoamento profissional, buscando novos conhecimentos, inclusive se formanda pelo Atelier da Imagem. Aline Brant é esposa do cantor e compositor Chico Brant, mãe da Flor e do Dom.
“A cada clique, recebo luz. Retratar pessoas é uma forma que encontro de amá-las ou, pelo menos, compreendê-las. Tenho uma relação forte e ao mesmo tempo singela com a fotografia, envolvendo objeto, concepção e coração. É uma forma de me comunicar com o próximo muito especial que descobri”, concluiu.
Serviço:
Exposição ‘Contos’ da fotógrafa Aline Brant
Exposição ‘Contos’ da fotógrafa Aline Brant
Data: de 12 a 22 de outubro
Local: Galeria Café com Arte – Av. Atlântica, 1690 – Cavaleiros
E-mail: [email protected]
Site: www.alinebrant.com.br
Autor: Isis Maria Borges Gomes – [email protected]
Foto: Divulgação