Home Fotografia Projeto This is Me mostra a importância da maquiagem na foto

Projeto This is Me mostra a importância da maquiagem na foto

por Paulo Fernandes Maciel
Roberta - This is Me

Fotógrafa mostra o impacto e importância da maquiagem para mulheres em novo projeto

A fotografa brasileira Roberta Montagnini, iniciou um projeto chamado This is Me, em busca de entender a relação de mulheres consigo mesmas e com o uso de maquiagem, assim como o impacto na autoestima e da imagem.

Para isto, ela fotografou na Alemanha, onde reside, mulheres vindas dos Estados Unidos, Colômbia e Brasil.
A maquiagem é transcendental.

Seu uso remonta desde tempos antigos e vai muito além das questões relacionadas a vaidade e beleza, e chegam até mesmo a desempenhar função social.

Por isso, diversos estudos tem sido realizados ao redor do mundo sobre o tema, que tem a ver a indústria da beleza e da cosmética, que mesmo em meio a crise mundial, movimentou em 2019 mais de R$ 48 bilhões no Brasil.

O Projeto This is Me, da premiada fotógrafa brasileira Roberta Montagnini, revela o significado da verdadeira beleza de cada mulher.

“O projeto foi algo que eu sempre quis fazer pra entender mais sobre o importância e o impacto da maquiagem na vida mulheres.

Eu selecionei seis mulheres para esse projeto, de idades diferentes e que também não se conheciam.

Foi algo de bastante impacto ver em primeira mão o que cada uma pensa.

Uma sessão comigo é geralmente desenhada de acordo com os desejos de cada cliente, então enquanto algumas querem algo glamouroso com uma maquiagem extravagante, outras querem algo simples e com pouca maquiagem.

Meu objetivo é tirar a foto mais linda que cada uma dessas mulheres já viram de si mesmas, que reflita exatamente quem ela é, não somente para mostrar ao mundo ou para presentear seus maridos, esposas e filhos, mas pra ela mesma, sem desculpas e sem medo.”

This is Me
Foto Sem Make
This is Me
Foto com Make

Atendendo a pedido

Roberta Montagnini revela detalhes sobre as fotografias: “foi pedido a cada uma delas que viessem com uma maquiagem que elas gostam de usar.

Deixei em aberto o nível da maquiagem e disse que elas poderiam ousar se quisessem.

O resultado final emocionou a muitas, que passam a ter aquela imagem muitas vezes como o primeiro retrato de si mesmas em que verdadeiramente se reconhecem”, revela.

This is Me
Foto sem Make
Foto com Make

O papel social e o poder da maquiagem

Assista ao vídeo This Is Me

A maquiagem tem um outro papel de extrema importância para quem luta diariamente com a aceitação da sociedade. Muitas vezes as mulheres sentem necessidade de disfarçar certas imperfeições com a maquiagem para que assim se tornem mais confiantes.

A neuropsicóloga Dra. Roselene Espírito Santo Wagner concorda com a fotógrafa e revela que muitas vezes não somos capazes de enxergar o belo no outro:

“A imagem vem sempre carregada de afetos e o belo sempre causa impacto positivo.

Mas o que conquista e permanece está para além das “máscaras sociais” que apenas usamos eventualmente, como a maquiagem.

Ser humano é se tornar sensível e bonito para o outro. Que possamos ser belas além de estarmos belas”, aponta.

Antes e Depois

This is Me
Foto sem Make
Foto com Make

Roberta reforça que a beleza independe de maquiagem e que vem do interior de cada uma:

“A foto de antes (com maquiagem) e a do depois sem maquiagem é pra reforçar que, independente do uso de maquiagem, elas são bonitas e dignas de existir em um retrato.

O sorriso antes e depois continuam belos. O que faz a diferença numa boa fotografia é o bom uso de luzes e pose, que eu como fotógrafa domino, pois eu consigo ver muito além da beleza exterior e tento expôr sempre a verdadeira essência de cada uma.

Eu quero que elas se sintam bem com elas mesmas, se aceitem e se amem por quem são”.

Ciência e autoestima

Um estudo realizado pela Unisul em Santa Catarina revela que a maquiagem afeta positivamente até mesmo a autoestima de mulheres que estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer:

“Uma autoestima positiva pode ser um fator de proteção que amenize as complicações decorrentes de patologias, sendo assim, é muito importante para a recuperação de pacientes com câncer.

Nesse processo, a maquiagem pode ser considerada como um recurso para amparar e ajudar a elevar a autoestima das mulheres em tratamento”, apontam as pesquisadoras.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário