As impressões de um canal de Veneza, de uma vicinal de Toscana e de uma viela na Ilha de Malta. O cotidiano dos ribeirinhos de Manaus. O Ipê Amarelo e a renovação do Urucum. As flores e os pássaros espalhados pelo campus da Universidade. Registros gastronômicos, de mãos que alimentam. Mulheres andinas… Um pouco dos olhares da comunidade universitária sobre a própria Unicamp, o seu campus ou sobre o cotidiano e as paisagens de diversos países estão retratados na I Mostra de Fotografia, aberta na última segunda-feira (6), no Espaço Cultural Casa do Lago.
São mais de 350 imagens expostas em 12 espaços da Unicamp: Espaço Cultural Casa do Lago; Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); Escola de Extensão (Extecamp); Centro de Memória (CMU); Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis Guanabara); Centro de Saúde da Comunidade (Cecom); Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP); Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA); Museu Exploratório de Ciências (MC); Coordenadoria de Desenvolvimentos Cultural (CDC); Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).
Ao todo participam 30 fotógrafos profissionais e amadores, entre funcionários, alunos, docentes e pesquisadores da Unicamp. Destes, 24 tiveram suas propostas selecionadas e cinco foram convidados pela Comissão Executiva. Além da exposição de imagens, haverá um seminário com especialistas para discutir a fotografia na atualidade; uma mostra com 25 fotofilmes; duas atividades sobre fotografias em terceira dimensão; um workshop de fotografia pinhole e uma caminhada fotográfica pelo campus. A mostra pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, em diversos horários, até o dia 31 de outubro. (Veja a programação completa).
O evento foi idealizado pelos fotógrafos Antônio Scarpinetti, da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Unicamp, e Celso Palermo, do Instituto de Artes (IA). “A ideia de organizar a mostra surgiu nas conversas entre o Antônio e eu sobre a nossa participação na 8ª Edição do Festival Hercule Florence, que também acontece agora em outubro em Campinas. A princípio a proposta era uma exposição de fotografias nossas e de alguns convidados. Entretanto, a ideia da mostra foi crescendo e resolvemos organizar uma ocupação dos espaços expositivos disponíveis, com trabalhos de membros da comunidade universitária”, lembra Celso Palermo.
“A importância de um evento como este, além da qualidade técnica, passa pelo trabalho coletivo. O fio condutor da mostra é que a Unicamp não é diferente da sociedade e hoje a fotografia, com a sua popularização, está inserida no dia a dia das pessoas. Portanto, o que o evento apresenta é este cotidiano da imagem que a Unicamp produz, por meio da sua comunidade”, completa o idealizador.
Fazem parte da Comissão Executiva e da organização das atividades, além de Scarpinetti e Palermo; Carmem Arruda, Fábio Cerqueira e Danilo Negreti, da CDC; Eliana Pietrobom e Emilton Oliveira, da FCM; Fernando de Tacca, do IA; Marli Marcondes e Denise Gonçalves, do CMU; José Lunazzi, do Instituto de Física; Georgia Martins e Bianca Moschetti, do MC; Francisco Silva e Geraldo Camargo, do Núcleo de Fotógrafos Amadores da Unicamp. A mostra obteve apoio institucional do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS).
Texto Silvio Anunciação | Imagens Antônio Scarpinetti | Edição de Imagens Paulo Cavalheri