Está em cartaz no MIS uma exposição de fotografias retiradas por celulares e tablets tanto de amadores quanto de profissionais.
A “Expo Coletiva mOBgraphia” é mais um evento que dá um caráter cada vez mais oficial a fotografia móvel. A praticidade de ter sempre a mão uma câmera integrada ao celular evoluiu e hoje em dia a prática tem curso e revista especializada.
A fotografia móvel continua ganhando força. Tudo começou com uma câmera no celular e a possibilidade de registrar todo e qualquer momento de forma prática. A esta altura o celular já era um companheiro inseparável. Nem mesmo a baixa qualidade atrapalhava. Em seguida, pessoas comuns começaram a tirar fotos de si mesmas, sozinhas ou acompanhadas. Isto permitia que ninguém ficasse de fora da foto e, quando sozinhas, garantia o registro mesmo que não houvesse outra pessoa por perto. Essa arte contemporânea do autorretrato, ganhou a denominação, em inglês, de selfie. A mania cresceu e virou moda. Chegando inclusive ao Oscar. Os vencedores de 2014 registraram a si próprios em uma fotografia que teve mais repercussão do que todo o tapete vermelho.
Depois da selfie chega a vez da mobgrafia, o nome dado às fotos registradas por aparelhos móveis. Em português: fotografia móvel. Recentemente, a Biblioteca de São Paulo (BSP) promoveu um curso de fotografia móvel e a revista Mobiography, especializada no gênero, completou um ano.
O Mobile Photo Awards também valoriza a prática, com uma premiação que já chegou ao seu terceiro ano. Neste tempo a técnica evoluiu, além de celulares com dezenas de megapixels, a fotografia móvel não depende mais apenas da câmera integrada à eles. Diversas lojas especializadas vendem lentes específicas para os aparelhos. Assim, os celulares e tablets passam a fazer registros muito próximos aos das câmeras profissionais. Alguns fotógrafos profissionais brincam com essa novidade e capturam parte dos seus trabalhos desta maneira.
São esses trabalhos e o de outros fotógrafos amadores, que o MIS coloca em uma exposição relâmpago que vai só até domingo (18). São 60 fotos feitas por celulares e tablets de amadores e profissionais. A “Expo Coletiva mOBgraphia” pretende evidenciar que não é preciso ter equipamentos específicos, profissionais, para captar um instante com a sensibilidade de um artista.
Serviço exposição de fotografia móvel “Expo Coletiva mOBgraphia”:
De 13 a 18 de maio
Entrada franca
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158 – Pinheiros
Telefone: (11) 2117-4777