Se junho é o mês da arte do teatro, com o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, março se consagra como o mês da fotografia no calendário blumenauense, ao menos neste ano. Com foco na democratização da arte e, consequentemente na conquista de público, o evento inédito na região reúne desta quinta-feira até dia 30 de março artistas e fotógrafos regionais e de outros lugares do Brasil. Uma imersão na arte de capturar momentos, tudo gratuitamente, em diferentes locais da cidade.
– No início ainda não se tinha a dimensão do que seria o evento, mas a gente foi se empolgando e tendo novas ideias. Acho que é a manifestação de um sonho, um ideal, de tornar o fazer fotográfico mais acessível. Algo que se torna realidade com a ajuda de amigos – reforça uma das produtoras da mostra Aline Assumpção, que empolgada promete mais novidades durante os 33 dias do primeiro Mês da Fotografia.
Até agora estão definidas 46 atrações com fotógrafos como Zig Koch, um dos maiores nomes da fotografia de natureza no Brasil; a artista Fabiana Wielewicki; expoentes da fotografia e arte contemporânea e até um bate-papo sobre fotojornalismo com os fotógrafos do Santa. O evento é uma iniciativa do Ponto de Cultura Fotografia para Todos/Foto Clube Santa Catarina em parceria com a Liquidificador Comunicação e Arte.
Confira abaixo a programação completa do Mês da Fotografia em Blumenau: