Obras do renomado fotógrafo santista Marcos Piffer podem ser apreciadas até o dia 3 de agosto, na Galeria de Arte Braz Cubas (segundo piso do Teatro Municipal). A mostra, intitulada ‘Verde Urbano – Cadê a Mata Atlântica que Tava Aqui?’, alerta o público sobre a questão do desmatamento, com imagens que reforçam a importância de haver áreas verdes nas cidades.
As fotos são frutos de andanças por Santos, que registram bromélias, orquídeas, filodendros, cactáceas, palmeiras, árvores e arbustos, entre outras espécies. Junto às fotografias estão monóculos (luneta de uma só lente) com imagens, poemas e propostas poéticas que complementam os trabalhos. O texto de apresentação é de Soren Knudesen, com curadoria e legendas de Roberto de Sá.
Marcos Piffer é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1986) e dedica-se à fotografia profissional desde 1989. Paralelamente, desenvolve ensaios pessoais sobre paisagem urbana e natureza. Colaborou em publicações como National Geographic, Casa Claudia e República. Foi contemplado com a Bolsa Vitae de Artes em 1996, com a qual finalizou o projeto Litoral Norte, ensaio realizado em 10 anos.
Realização: prefeitura de Santos, por meio Secretaria de Cultura (Secult). Visitação gratuita, diariamente, das 13h às 21h. Endereço: Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Informações: 3226-8000.
Foto: Divulgação