A Fotolia– empresa de microstock pertencente ao grupo Adobe – é uma das patrocinadoras e expositoras do Photoshop Conference 2015, que acontece de 25 a 27 de maio no Teatro Brasil Kirin, em Campinas (SP). No evento, apresentará novas ferramentas do banco de imagens com cerca de 40 milhões de arquivos, além de sorteios especiais para participantes.
De acordo com Bruno Barradas, chefe de operações da Fotolia Brasil, “o Photoshop Conference oferece treinamentos tanto para amadores quanto para profissionais, permitindo que eles melhor expressem sua criatividade com a ajuda dessa fantástica ferramenta de criação da Adobe. O evento é importante na formação de bons profissionais de design, que então contribuem com a indústria do design de várias maneiras”.
Em conjunto com a Adobe, Bruno explica como será a participação no Photoshop Conference 2015: “A Fotolia agora faz parte da família Adobe. Como uma só empresa, estaremos presentes respondendo a perguntas que os participantes tenham em relação a essa união, falaremos com os participantes sobre as ofertas do nosso banco de imagens microstock, tanto para aqueles que queiram adquirir imagens, quanto àqueles que desejam contribuir com o seu próprio trabalho. Além disso, estaremos realizando sorteios para os participantes com prêmios a serem anunciados no dia do evento.”
Novidades e mercado de imagem
Em 2015, a Fotolia já apresentou diversas novidades aos seus usuários, como uma nova experiência de usuário(UX), que contou com novo website e novo blog; melhorias nas ferramentas de buscas; maior conteúdo internacional local; e aplicativos para dispositivos móveis.
De acordo com Bruno Barradas, há no Brasil a cada dia uma consciência maior sobre direitos autorais: “Os brasileiros estão se tornando cada vez mais conscientes sobre assuntos relacionados a direitos autorais, e com a recente regularização do design gráfico como profissão no Brasil, estamos vendo uma tendência de validação da indústria criativa como um todo. Por isso, a demanda por imagens de qualidade e livres de royalties está aumentando exponencialmente, com a tendência para imagens mais espontâneas e no calor do momento, como as oferecidas pela InstantCollection da Fotolia”.
A InstantCollection é uma coleção de fotos tiradas com telefones celulares e dedicadas a imagens espontâneas e criativas. As imagens são enviadas à InstantCollection através do InstantApp, um aplicativo disponível de graça tanto para plataformas Android quanto para iOS. Os designers, que a cada dia se tornam mais talentosos ao continuar a treinar e desenvolver suas habilidades, têm acesso a mais de 35 milhões de recursos criativos na Fotolia e podem também contribuir com suas próprias criações e vender imagens ao redor do mundo.
Para as pessoas que estão à procura de imagens diferenciadas, com qualidade altíssima e muito criativas, Barradas destaca que “a Fotolia supre essas necessidades através de contribuidores top e também com a InfiniteCollection. A InfiniteCollection é uma coleção dentro do nosso banco de imagens com arquivos premium reunidos das melhores agências internacionais de fotografia e disponibilizados através da Fotolia nos preços mais baixos possíveis para conteúdo desse nível”.
Atualmente, o banco de imagens Fotolia conta com aproximadamente 40 milhões de arquivos, que vão de fotografias a ilustrações vetoriais e vídeos. A coleção está sempre crescendo: de acordo com o Bruno Barradas, “são em torno de 50 mil novas contribuições de conteúdo todos os dias. Com o aumento do uso de smartphones no Brasil, e com o aplicativo FotoliaInstant, a empresa espera ver esse número crescer ainda mais”.