Em sua terceira temporada, o Projeto TEN – promovido pela Fotolia – tem como objetivo democratizar o acesso à arte digital. Para isso, reúne uma dupla formada por artistas renomados internacionalmente – um fotógrafo e um designer gráfico – para produzirem uma peça artística e disponibiliza gratuitamente hoje os bastidores e todos os truques do processo criativo. A dupla de julho é composta por dois autodidatas: o fotógrafo alemão Paul Ripke e o ilustrador digital britânico Nick Ainley. Já, no próximo dia 12, profissionais e amadores poderão desaficar os artistas e concorrer a prêmios.
Os artistas desenvolveram uma peça que reflete a diferença cultural entre eles, as origens artísticas da cada um e a visão que ambos têm do futuro. O fotógrafo urbano, Paul Ripke, queria criar uma peça “que representasse a cidade Alemã, Hamburgo, a partir de um ponto de vista futurista”. Os observadores mais perspicazes vão reconhecer a grande cidade portuária de Hamburgo; um lugar onde os moinhos de vento, guindastes, indústria e ecologia coexistem. Outros serão simplesmente transportados pelo mistério da obra de arte.
A cena descreve uma cidade pós-apocalíptica com uma calma assustadora. O movimento está presente em toda parte – nas ondas, o atleta em pleno ar, as velas ao longe e ainda assim, tudo parece estar congelado no tempo. Homens e mulheres se misturam na paisagem marinha como se eles fossem espíritos da água. O surfista de wakeboard, (Frederic “Freddy” von Osten, Campeão Europeu de 2012, 2013 e Campeão do Mundo de 2012), que domina a cena supranatural está “saltando sobre numerosos corpos humanos”, inferindo o domínio do homem sobre os elementos. De acordo com Ripke, este é o esporte do futuro e “navegar na cidade” pode não ser uma fantasia tão distante.
Trabalho de arte, em conjunto, promove diversidade cultural
De acordo com Ripke, a criação é um belo exemplo de trabalho em equipe. “A diversidade sempre ajuda a conseguir melhores resultados”, diz ele, acrescentando que o exemplo perfeito disso, se deu ao colaborar com o TEN. Uma das principais razões pelas quais ele se envolveu no projeto, foi o fato de gostar de trabalhar com pessoas de diferentes países e amar combinar estilos, em busca de criar algo único.
O ilustrador Nick Ainley, que também se juntou ao projeto TEN, em grande parte porque queria trabalhar com Ripke, concorda com as afirmações do artista. “A colaboração é muito divertida, especialmente quando seus respectivos estilos são diferentes. Nós nos divertimos muito com este projeto internacional”, diz o ilustrador digital. “Trabalhar com um fotógrafo como Paul Ripke foi uma oferta que não podia recusar”, falou.
Bastidores de Ripke e Ainley: Tornando a arte digital acessível a todos
Para acompanhar a evolução criativa dos artistas, desde o dia em que se conheceram, até a inauguração da obra de arte final, um making of está disponível a partir do dia 10 de julho, no site www.tenbyfotolia.com e no canal do projeto TEN no YouTube: http://www.youtube.com/tencollection
O arquivo PSD de “Surfe na cidade”, completo com camadas, filtros, ajustes de câmera e outros materiais utilizados, tais como as fotos tiradas por Paul Ripke e imagens da Fotolia usadas para criar a peça, também estão disponíveis para download gratuito, no site www.tenbyfotolia.com
Terceiro concurso do projeto TEN: Desafio de Paul Ripke e Nick Ainley estreia dia 12 de Julho
No dia 11 de julho será lançado no Facebook o concurso internacional voltado para designers gráficos e fotógrafos. Profissionais e amadores podem desafiar os artistas em suas respectivas formas de arte. Os artistas gráficos podem enviar a sua interpretação da criação de Nick Ainley, enquanto os fotógrafos podem enviar suas melhores fotos usando a técnica de Paul Ripke, que é compartilhada no making of. Os vencedores receberão grandes prêmios, como tablets Wacom, Adobe Creative Cloud suites, Roland Versa Estúdio BN-20, impressoras ou diversas estampas multimídia por Exaprint.
Os participantes do concurso têm até 31 de julho para se cadastrarem via Facebook (https://www.facebook.com/TenCollection). Os vencedores serão anunciados 11 de agosto de 2014.
Sobre o Projeto TEN:
O Projeto TEN é uma iniciativa de arte digital criativa e educacional, criado em 2011, pela Fotolia. A coleção tem como objetivo tornar o digital disponível para todos. Este ano, em sua 3ª temporada, os dez artistas que normalmente compõem a Coleção TEN foram divididos em cinco pares, composto por um fotógrafo e um designer gráfico, ambos de reconhecimento internacional. Juntas, as duplas devem trabalhar em uma peça que retrata a sua visão do futuro. Ao longo de 10 meses, um novo par é apresentado a cada dois meses (março, maio, julho, setembro e novembro). No dia 10 destes meses, os seguidores podem baixar o arquivo PSD, com camadas, efeitos, configurações e arquivos gratuitamente por 24 horas no site: www.tenbyfotolia.com. Um making of do vídeo será apresentado em cada obra de arte, a fim de mostrar a colaboração entre os dois artistas. Qualquer usuário da internet – profissional ou amador, pode, então, aprender os estilos e técnicas utilizadas pelos artistas e usá-los em seu próprio trabalho. Seguidores também podem desafiar os artistas do TEN para o concurso internacional da Fotolia via Facebook e no site do projeto. Esta iniciativa comunitária participativa foi possível graças aos parceiros de Fotolia, tais como Adobe, Wacom, Exaprint, Roland, Tuto, Wilogo e parceiros criativos Gang Corporate.
Sobre Fotolia:
Líder no mercado de bancos de imagens da Europa, a Fotolia oferece mais de 29 milhões de imagens, ilustrações e vídeos, com licença royalty-free. Fundada em 2004, a Fotolia disponibiliza para os mais variados clientes – grandes empresas criativas, imprensa e editoras – imagens profissionais, com alta qualidade e custo acessível, a partir de apenas US$ 0,75; sem restrições geográficas, limites de cópias ou datas de validade. Hoje, a Fotolia tem mais de 4,7 milhões de usuários e está disponível em 14 idiomas e em 23 países ao redor do mundo.