Fotógrafo possui o maior acervo de imagens aéreas do Brasil com belos registros do Ceará
Cássio Vasconcelos tem duas paixões: a aviação e a fotografia. Desde jovem, aos 15 anos, ele já registrava os seus primeiros clicks. De lá pra cá, o hobby foi se profissionalizando e ele começou a utilizar sua técnica fotográfica para publicidade, e atuou como fotógrafo no jornal Folha de São Paulo.
Mas foi em um projeto particular, o Aéreas do Brasil, que ele pôde unir suas duas paixões. Para capturar as imagens aéreas, desde 1996, o fotógrafo viaja de helicóptero registrando imagens de diversos locais do Brasil. A compilação das fotos foi reunida em um livro para que todos possam embarcar nessa aventura.
São 18 anos de viagens pelo Brasil nas quais Cássio captura e ressignifica paisagens já conhecidas do brasileiro. A bordo de um helicóptero ele registra imagens singulares e apresenta, através das fotografias, geometrias imprevisíveis.
Para sobrevoar, ele aproveitava o voo que estava à trabalho, carona de amigos e também aprendeu a pilotar, mas como não havia a possibilidade de fotografar e pilotar ao mesmo tempo, preferiu ficar no banco do passageiro mesmo. Dessa forma, sempre que possível pedia ao piloto para aproximar ou distanciar do local escolhido para o registro.
Apesar de já ter visitado o Ceará algumas vezes, ao sobrevoar o estado ficou impressionado com a paisagem: “É um litoral muito lindo, a cor da areia e as dunas são muito bonitas.” Os registros são da praia de Morro Branco, Beberibe e Aracati. Mas para passar por esses lugares Cássio precisou passar por outros pontos turísticos da cidade como a Praia do Futuro. As 700 horas de voos como fotógrafo e algumas como piloto de helicóptero tornaram Cássio Vasconcelos autor do maior acervo de imagens aéreas do Brasil.
No livro há mais de 150 fotos e no acervo do projeto há mais de 5 mil fotos capturadas nos últimos 18 anos.
Através do livro “Aéreas do Brasil”, lançado pela BEĨ editora, o leitor pode ter novos olhares de lugares familiares como a praia de Ipanema e o Cristo Redentor e reconhecer belezas de lugares como salinas, plantações, dunas e falésias. “A edição do livro foi um processo interessante porque o material é muito extenso, com diversos temas e modos de ver. O leitor terá um olhar privilegiado.”
O livro pode ser adiquirido através do site da editora. Além deste, Cássio também possui outros livros: Noturnos São Paulo (2002), Aéreas (2010) e Panorâmicas (2012). Seus trabalhos autorais já foram exibidos mais de 180 vezes em 20 países.