Uma das coisas que mais ocupa o tempo de fotógrafos amadores e iniciantes é ver imagens tiradas por outros fotógrafos. O Artigo a seguir, escrevi já algum tempo atrás para um blog de um amigo, mas naquela época diria que não estava assim tão completo como hoje e bem mais objetivo, dei uma melhorada nas palavras e tentei ser o mais direto possível, sem comprometer nenhum passo.
Quando menos, deveria ser assim, porque é olhando para os profissionais como podemos chegar a aprender o modo como eles resolvem problemas fotográficos, conhecer suas fórmulas, explorar sua linguagem, etc. Não é por acaso que todo processo de aprendizagem tenha, no mínimo, uma percentagem de seu tempo dedicada à observação.
Uma ótima forma de se formar é deixar nossas fotografias para serem comentadas por outras pessoas, acompanhando as críticas e sugestões e deixando nossos próprios comentários nas fotografias de outrem.
Mas como avaliar e comentar uma fotografia?
O que não fazer?
Mesmo que seja no âmbito descontraído das redes sociais, avaliar e comentar uma fotografia não é simples. Exige, por uma parte, ter em conta uma série de pontos que iremos ver logo e, por outra, poupar alguns comentários e avaliações que não adiantam nada.
Com efeito, não adianta nada se limitar a deixar um “gosto” ou a curtir uma imagem, ao estilo do Facebook, colocando um simples “boa foto”, “bom momento”, “belo motivo”, etc. Assumindo que nem todas as imagens que as pessoas deixam para receber comentários são perfeitas, se limitar a uma nota geral de aprovação não faz favor nenhum!
Outra questão a evitar é criticar o estilo da fotografia ou do fotógrafo.
O ideal é avaliar a fotografia dentro de seu próprio estilo. Mesmo assim, há pontos a avaliar que servem para todos os estilos. Por isso, o melhor é tratar esses pontos, e deixar o estilo à margem. No fim das contas, estilo é algo da eleição exclusiva do fotógrafo, mesmo que possa ser sugerido outro tratamento ou processado.
Então, o quê avaliar?
Eis os pontos fundamentais que deveriam ser considerados para realizar um comentário competente.
Em primeiro lugar, o impacto visual.
Numa cultura da imagem como a nossa, as fotografias necessitam se destacar visualmente. Isso não significa que devam ter cores rechamantes, contrastes marcados demais, etc.
Ao contrário, imagens pouco contrastadas ou com cores suaves podem resultar muito impactantes, porque o impacto visual tem mais a ver com a composição dos elementos do que com outras questões.
A composição, com efeito, é um dos elementos mais importantes a ser avaliados. Uma fotografia com os seus elementos bem ordenados e com um centro de interesse bem definido é bem mais impactante do que uma fotografia sem isso, e por isso é tão importante.
A iluminação é o terceiro ponto essencial. A imagem deveria estar corretamente exposta, mas a iluminação é mais do que isso.
O último ponto essencial para se avaliar é o tratamento, isto é, a edição da imagem e o aspecto visual geral que apresenta. Aí é onde o estilo do fotógrafo mais se revela e onde a avaliação e os comentários devem ser mais finos e cuidadosos, como já dissemos.
Além disso, há outras questões menores que podem ser tratadas, como a pose dos modelos (caso proceda), o equilíbrio das cores, a apresentação da imagem (com marco ou sem marco, etc.) e outras, que podem contribuir a redondear sua avaliação e que irão depender em grande medida da foto em causa.
Então vire a página e vamos finalmente passar uma visão geral aos ‘avaliadores’ e curtidores de fotos…