Está é uma das técnicas que quando se atinge o nível supremo da perfeição, quase não se passa adiante os detalhes técnicos e teóricos da tremenda façanha. O mais espantoso disso tudo é que as fotos sequer sofreram qualquer montagem pelo Photoshop ou por qualquer outro software a não ser alguns pequenos ajustes e correções de cores e nada mais. E sabe da maior? Muito bem, todas as fotografias deste artigo são de ‘mentira’, não existe uma cidade e tão pouco carros antigos. Pois é, se não lhe contassem que as imagens dessa notícia são de carros em miniatura e que esta cidade, Elgin Park, não existe na vida real provavelmente você não acreditaria não é mesmo?
Esse é o grande barato do trabalho de Michael Paul Smith, que retrata em cenários atuais, um Estados Unidos que você encontraria – e reconhece como se fosse – principalmente por conta dos carros, entre os anos de 1920 e 1960. Lógico também que as miniaturas e réplicas de carros são perfeitas.
Com miniaturas realísticas de vários Ford, Chevrolet e Lincoln, entre outros carros da primeira parte do século, o fotógrafo refaz os cenários, utilizando somente uma mesa e em alguns casos, maquetes de casas e prédios, igualmente realísticos. Dezenas de imagens podem ser conferidas no Flickr de Michael.
Enquanto isso, ficamos aqui degustando cada momento e cada linda paisagem deste incrível cenário e parabenizamos o fotógrafo por sua façanha quase que inacreditável ! Parabéns…