O Artigo de hoje é um pouco diferente de anúncios ou artigos promocionais e releases. Especificamente falaremos sobre o tema fotografia gourmet que vem ganhando uma enorme repercussão e com olhos bastante direcionados de fotógrafos segmentados e entusiastas profissionais. Tenho percebido em meu aprendizado que atualmente é um dos temas mais buscados por fotógrafos e abre uma verdadeira lacuna de mercado, tornando em pouco tempo um nicho espetacular para se ganhar um dinheirinho extra ou fazer a fonte de renda principal.
O fotógrafo que realmente deseja entrar de cabeça e mergulhar dentro desta fatia suculenta e apetitosa literalmente, deve ter em mente e saber que a necessidade de aprender a fotografar os pratos irá fazer totalmente o diferencial. A nossa ideia é provocar, aguçar, e manifestar interesse no fotógrafo leitor, fazendo com que ele deseje aprender e ter noções de fotografia Gourmet e assim como resultado apresentar pratos maravilhosos e trabalhos soberbos aos seus clientes.
Fotografia Gourmet – conceitos e teoria básica
Na foto não existe cheiro, não existe nenhum sabor, então o único apelo está na imagem. Se ela não estiver caprichada e de dar água na boca, o trabalho todo foi por água abaixo.
Neste post vou falar um pouco sobre o mercado da fotografia gourmet, sobre seus campos de atuação e também suas linguagens.
É notável que o mercado da gastronomia vem crescendo e se expandindo muito nos últimos anos, principalmente da culinária gourmet. Com esse crescimento, ofertas surgiram para todos os lados.
As demandas aumentaram e novos públicos também. Por isso dividi a fotografia gourmet em quatro áreas de atuação, que são:
- fotojornalismo,
- editorial,
- comercial e
- still – Fotografia relacionada a documentação do tema gastronomia.
A pauta são nossas receitas e muitas vezes não só o resultado final mas também o passo-a-passo. Quando possível também incluímos fotografias que apliquem o cenário de degustação. Se pensa em trabalhar com fotojornalismo gourmet, pense que ele se expande a eventos, festas, chefs de cozinhas e tudo relacionado ao ato de estar documentando.
Essa é a área de atuação mais tradicional e antiga da fotografia gourmet.
O modelo editorial é muito utilizado em revistas, jornais e livros, onde a maioria das vezes a utilização da foto vertical prevalece.
Comercial tem o objetivo de vender o alimento, seja em ações comerciais ou publicitárias.
As famosas fotografias de lanches dos fast foods remetem bem esta área de atuação. Também usada por restaurantes e comércios como supermercados e lojas.
Na fotografia still o foco principal é mostrar o alimento como um objeto. O intuito aqui não é despertar ou dar água na boca no leitor. Aqui você deve mostrar a beleza de um elemento, como fotografar uma laranja, uma cebola, folhas e carnes. A ideia é mostrar o máximo de detalhes, como suas texturas e cores. O clouse-up, a borrifada de água, e o splash são algumas das técnicas, e grande parte é utilizada na publicidade e no mercado varejista.
Mas lembre-se que se o seu objetivo é sempre alcançar ótimos resultados e evoluir suas técnicas, estude um pouco de cada uma das áreas de atuação. Eu comecei com o Fotojornalismo, me arrisquei algumas vezes no Still e hoje já estou tendendo para a fotografia Editorial pela beleza das fotos na vertical, elas chamam atenção, e mostram alguns detalhes que na horizontal não são tão chamativos.
Dicas para Fotografia Gourmet
- inove e seja ousado na composição
- não carregue o segundo plano
- trabalhe sempre com o primeiro plano e fundo desfocado
- faça pequenos arranjos nos pratos e comidas
- Utilize de um bom jogo de luz ou flash´s
- Prefira sempre usar lentes claras, rápidas e com grande abertura
- utilizar pratos de cores claras
- prepare a comida com um grande arranjo
Uma dica: se você gosta de fotografia gourmet, arrisque a lente 50mm.
Nos encontramos em breve com um novo e interessante artigo, por ali ou aqui ! Pro Alto e Enter