A exposição itinerante “Coleção Itaú de Fotografia Brasileira” ocupa as instalações do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) entre os dias 26 de março e 11 de maio. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h, com entrada Catraca Livre.
Com a proposta de comparar trabalhos experimentais modernistas e contemporâneos, a mostra reúne imagens feitas desde o final da década de 1940. Sob a curadoria de Eder Chiodetto, a exposição exibe 56 fotografias do acervo do Banco Itaú, que é composto por mais de 12 mil itens coletados ao longo de 60 anos.
Entre os artistas que tiveram suas obras expostas, estão os fotógrafos German Lorca, Paulo Pires, Caio Reisewitz, Mauro Restiffe, Francisco Albuquerque, Rosângela Rennó, Claudia Jaguaribe, Rubens Mano, Marcia Xavier e Marcos Chaves, Cris Bierrenbach, Rodrigo Braga, Lenora de Barros, Paulo Nazareth, Odires Mlászho, Marepe, Georges Radó e José Yalenti.
Os trabalhos são divididos em três categorias: a relação com a paisagem urbana, o universo da subjetividade e os questionamentos acerca da representação. Em circulação desde 2012, a mostra já passou por Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém.
Bate-papo
Na quinta-feira, dia 16 de abril, o curador Eder Chiodetto e o artista Bitú Cassundé ministram a palestra “Caminhos e Labirintos da Fotografia Contemporânea Brasileira”. O bate-papo acontece às 19h, no MAC, com entrada Catraca Livre.
Os interessados em participar do evento devem realizar sua inscrição pelo site Porto Iracema das Artes. Os convidados fazem uma análise sobre os núcleos da exposição.
Confira abaixo algumas imagens da “Coleção Itaú de Fotografia Brasileira”: