O 1º Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro da CUT/SP, que integra a programação de atividades do 1º de Maio 2014, entra em nova fase. Até o próximo dia 14 de abril, os internautas participarão da escolha de uma foto de cada categoria – profissional e amador.
As 10 imagens mais votadas em cada categoria irão compor uma exposição, que será inaugurada em 29 de abril, juntamente com a cerimônia de premiação do concurso, na Capital. A votação pode ser feita por meio do site www.1demaiocutsaopaulo.com.br
Estão concorrendo 124 fotos (77 da categoria “amador” e 44 da categoria “profissional”), que estão dentro do tema do concurso, Trabalho Decente. Além das 20 imagens selecionadas pelo voto dos internautas, farão parte da exposição os seis melhores trabalhos escolhidos por uma Comissão formada por profissionais da área.
Prêmio
Serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria (amador e profissional). O 1º lugar profissional ganhará um final de semana com hospedagem no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis (SC), com direito a acompanhante. O 1º lugar amador será contemplado com uma câmera digital Fuji S4800 16Mp. Tanto para a categoria profissional quanto para amador, o prêmio ao 2º lugar será um tablet Samsung de 7″ e, para o 3º lugar, um Smartphone LG E405.
Serviço- A inauguração da exposição e a premiação ocorrerão no dia 29 de abril, às 20h, no Sindicato dos Químicos de São Paulo (rua Tamandaré, 348 – Liberdade), durante a festa em comemoração dos 30 anos da CUT São Paulo.
Instrumento de reflexão
O concurso tem como objetivo estimular a arte e a linguagem fotográfica voltadas para a ação sindical e para a organização do trabalhador e da trabalhadora. “A fotografia mostra a realidade da classe trabalhadora e é, além disso, um instrumento para ajudar na reflexão e educação política, para estimular a unidade dos trabalhadores e a denúncia das práticas do capital”, definiu Adi dos Santos Lima, presidente da CUT São Paulo.
O 1º Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro recebeu essa denominação em homenagem ao ex-professor e ex-dirigente da CUT São Paulo, que faleceu em 5 de setembro de 2013. Conhecido como Carlão da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo), o dirigente sempre será lembrado como educador dedicado, guerreiro da classe trabalhadora e grande defensor do ensino público de qualidade.
Para a CUT, trabalho decente é aquele que é exercido em condições de liberdade, com remuneração adequada, igualdade e segurança, capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores e trabalhadoras, como define a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
“Não é possível mais convivermos com situações onde os trabalhadores são impedidos de se organizar no local de trabalho, não têm carteira assinada, não têm poder de compra, são discriminados e até mesmo escravizados. Estas situações têm que acabar e, para isso, precisam ser denunciadas”, explicou o presidente da CUT São Paulo
Fonte: ABCD MAIOR