Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia, ganha ao Óscar 2014 na categoria de melhor Fotografia com o filme Gravidade (Gravity), e estou para falar (escrever, Whatever) sobre ele. Aqueles detalhes da vida pessoal e profissional das pessoas que gostamos de saber!
Emmanuel Lubezki: Do México para a máxima premiação do cinema mundial
Emmanuel Lubezki nasceu na Cidade do México em 1964, filho do ator mexicano Muni Lubezki, começou sua carreira ainda nos anos 80, e se concentrou bastante nas produções cinematográficas independentes de seu país (por isso não tínhamos visto seu nome em prêmios importantes como o do Oscar antes). O seu primeiro filme americano foi lançado em 1993, um longa independente que aqui no Brasil foi divulgado como Cash, Em buscar do dólar (Twenty Bucks), depois a filmografia ficou bastante diversificada, incluindo filmes Mexicanos, Americanos, e etc. Mas, dá para perceber que a sua linha criativa segue o rumo para ficção, que é a linha do filme Gravidade (Gravity).
Desde cedo, Emmanuel Lubezki mostra seus talentos com direção de fotografia num caminho louco criativo, num rumo que nem em Star Wars se encaixa. Como você sabe, dirigir cenas fotográficas de um filme, vai muito mais além de enquadrar e fotometrar, trata-se de continuidades que passem sensações ao espectador.
No filme Gravidade, o fotógrafo de cinema conseguiu atingir um nível hard quando estamos falando de um filme com poucos detalhes de história para contar. Posso citar, como exemplo que faz a diferença, as cenas de monólogo, em que a Sandra Bullock passa muitos minutos sozinha em uma tensão, que se não fosse pelo diretor de fotografia, não seria nada criativo. Ele conseguiu criar ângulos, em um belíssimo chroma key (que vai sugar o fotógrafo também nas pós produções), com iluminação, sintonia, continuidade, e todo o conjunto da fotografia de forma exemplar.
1 comentário
desculpa, sempre me confundo com a diferença entre os diretores.
mas fotografia não é a luz? direção de luz + direção de arte = fotografia do filme
e ângulos, enquadramento, posição da câmera não é responsabilidade do diretor…