Um fotógrafo, seja ele iniciante ou um amador tem como principal dúvida no momento da compra de sua primeira DSLR as questões sobre ISO e VELOCIDADE de abertura. Não é por menos, qualquer ajuste mal feito poderá comprometer completamente a foto ou o assunto a ser eternizado.
Sabemos que na NET existem diversos materiais, apostilas e cursos rápidos afim de levar um pouco de teoria, mas que na prática se torna também outras barreiras cansativas. Pensando nisso, gostaríamos de compartilhar um dos melhores emuladores para cameras DSLR que vem simular exatamente estas questões e tornar a parte ‘chata’ da fotografia mais rápida e bastante divertida.
Acesse agora mesmo o simulador SLR CameraSim para testar seus conhecimentos sobre sensibilidade, abertura e velocidade.
Na primeira coluna, você escolha as condições de iluminação (“Lighting”), distância do objeto (“Distance”) e distância focal/zoom (“Focal Length”). Na coluna do meio escolha o Modo Manual! E na coluna da direita, configure a sensibilidade (“ISO”), abertura (“Aperture”) e velocidade do obturador (“Shutter”).
Não se esqueça de verificar o nível de exposição de sua imagem. Para fotografar clique no botão “Snap photo”. Divirta-se!
Conceito Básico ISO:
Em fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor, e o mesmo princípio aplicado à fotografia analógica é aplicado na fotografia digital. Altos valores de ISO são geralmente usados em situações de pouquíssima luz, para se usar tempos de exposição menores, e assim, não obter fotos borradas ou tremidas. Mas o custo será a obtenção de fotos com mais ruído. O ISO é um aspecto muito importante na fotografia, e é necessário que você o conheça para ter maior controle sobre sua câmera e sobre a qualidade de suas fotos.
Conceito Básico Velocidade Obturador:
A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está diretamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.
É fácil de perceber que se deixar a máquina a receber luz durante 10 segundos, só vai ficar uma imagem estática e bem definida se nada no cenário que estamos a fotografar se movimentar durante este tempo.
Quanto menor o tempo de exposição, menos luz é absorvida no interior da máquina, maior a abertura do diafragma necessária para se obter uma exposição correta.
[button color=”red” size=”small” link=”http://camerasim.com/camera-simulator/” target=”blank” ]acessar EMULADOR CANON/NIKON[/button]