A escolha de uma lente para a sua nova câmera DSLR Nikon
Que lente devo escolher para minha nova câmera DSLR Nikon?
A escolha da lente para uma DSLR é melhor se considerada em termos do que você pretende fotografar e do tipo de fotografia que você pretende realizar. Quanto mais você pode definir a sua utilização prevista para a lente, mais específica será a escolha da lente. Isto irá melhorar a sua fotografia e reduzir a possibilidade de comprar uma lente que não atenda às suas necessidades. Abaixo estão algumas considerações que podem ajudá-lo em sua escolha de lentes e delimitam que lentes são populares para áreas específicas da fotografia.
Formatos de sensor DX e FX
O tipo de formato sensor no corpo da câmera é uma consideração importante na escolha da lente, o ângulo de visão que está registrada no sensor irá variar dependendo se a sua câmera é um formato DX ou FX. Sensores de formato FX produzem um ângulo de visão quase idêntico ao formato de filme de 35mm. As lentes DX fornecem um ângulo de visão próxima a uma lente de formato de 35mm com uma distância focal 1.5Xs maior, assim uma lente de 50 milímetros em uma DSLR no formato de sensor DX dará o ângulo de visão equivalente a uma lente de 75mm em um corpo de formato 35mm (50mm x 1.5 = 75mm).
Use o Simulador de Lente Nikon para ver como a foto é afetada pelo modelo da câmera e a seleção da lente.
Zoom ou lente de distância focal fixa (lente prime)?
Aa vantagem de utilizar uma lente de zoom é a flexibilidade que dá ao usuário. Esta versatilidade é muito útil em uma ampla variedade de condições de disparo. As lentes de zoom são ideais quando você não sabe de antemão a situação na qual você vai estar tirando fotografias, por exemplo, quando você está fotografando uma variedade de temas como paisagens e retratos e você só quer uma lente para ambas as situações. Com uma lente de zoom você irá reduzir o número de vezes que você precisa trocar a lente que limita a possibilidade do pó ingressar na caixa de espelho da câmara ou no sensor.
| |
AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED | AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G |
Uma das principais vantagens das lentes de distância focal fixa é o seu tamanho e peso. Lentes principais tendem a ser mais compactas e leves. Eles são desenvolvidos para uma finalidade determinada e assim conter menos elementos de lente em si, isso os torna mais leves do que as lentes zoom que cobrem uma vasta gama de possibilidades e tem grupos de lente mais complexas como uma consequência.
Lentes Principais também tendem a ter uma maior abertura máxima(f1.4 to f2.8). Esta é uma vantagem ao fotografar em condições de pouca luz, como ele vai aumentar a possibilidade de segurar a câmera com a mão e congelar o assunto sem agitação ou tremores causadospor longas exposições. Fotografar utilizando lentes prime com lentes de grande abertura também significa que você pode obter uma profundidade de campo superficial, isto é útil para o retrato em que o fundo pode ser jogado fora de foco para concentrar a atenção do espectador sobre o assunto.
Grandes aberturas de lentes principais também fornecem mais luz através da lente que torna o assunto mais claro para ver quando o foco através do visor, isso pode ajudar a assegurar imagens nítidas.
| |
The NIKKOR AF-S 24-70mm f/2.8G ED Lente Zoom na sua abertura máxima f/2.8 | A NIKKOR AF-S 50mm f/1.4GLente de Foco fixa (Lente Prime), em sua abertura máxima f/1.4 |
Usos típicos para diferentes tipos de lente
1. Grande Angular (formato FX aprox. 14 – 35mm / formato DX aprox. 10 – 24mm)
As lentes grande-angular é a escolha popular para paisagens, interiores e documentário / reportagem quando se trabalha em situações de confinamento.
Paisagens | Interiores |
2. Padrão (formato aprox. FX50 – 60mm / formato DX aprox. 35mm)
As lentes padrão são mais populares porque estão mais próximas do ângulo de visão que vemos com seres humanos. Essas lentes têm o mínimo de distorção, o que pode ser favorecedor para o assunto. Essas lentes tendem a utilizar grandes aberturas e permitem que entre muita luz na lente o que as torna rápidas de utilizar em condições de pouca luz.
As grandes aberturas (f1.4 – f2.8) também produzem um agradável efeito de fora de foco para o fundo, que centra a atenção do espectador sobre o assunto. As lentes padrão são a escolha mais popular para uma ampla gama de fotografia, incluindo retratos e situações de pouca luz, onde o fotógrafo não pode utilizar um flash ou procura capturar a cena com a luz disponível.
Retratos de luz baixa | Profundidade de campo superficial para os produtos |
3. Teleobjetiva (formato FX aprox. 70 – 200mm / formato DX aprox. 50 – 135mm)
As teleobjetivas entre 70 – 200mm são muito populares para retratos e fotografia de produtos. Eles permitem que o fotógrafo consiga uma visão bem próxima do assunto e com retratos, ainda estando a uma distância do assunto que não o torne do todo consciente de sua presença.
Retratos | Produtos |
4. Super-teleobjetiva (formato FX aprox. 300 – 600mm / formato DX aprox. 200 – 600mm)
A gama de lentes Super-teleobjetivas é uma boa variedade para esportes e fotografia da vida selvagem, onde o fotógrafo está limitado sobre quão perto pode chegar ao assunto.
Vida Selvagem | Esportes |
5. Macro (formato FX 60mm,105mm, e 200mm, formato DX 90 – 350mm)
A fotografia em close up utiliza um conjunto específico de lentes que permitem a reprodução de 1:1. Essas lentes permitem ao fotógrafo focar muito próximo do assunto e reproduzi-los no sensor numa relação de tamanho natural de 1:1. Essas lentes são populares para assuntos, como flores, insetos e pequenos produtos.
Natureza / Vida Selvagem | Produtos |