A fotografia, um simples registro do processo ou a base para produção de narrativas na concepção audiovisual? Com o tema ‘Diálogos Narrativos entre Fotografia e Cinema’ o Café Fotográfico de dezembro recebe a cineasta Jorane Castro para uma conversa entorno de sua produção, onde a criação fotográfica acompanha a criação narrativa de seus próprios filmes. O encontro acontece na próxima terça, dia 16 de dezembro, às 18h, no Cine Teatro do Sesc Boulevard, com entrada franca.
A discussão deve permear a forma de pensar e utilizar a fotografia como elemento narrativo principal e não apenas como uma imagem bem elaborada. Nas palavras de Jorane Castro, “além de uma concepção estética, trata-se também de uma elaboração visual que acrescenta significado e informação ao filme”. A cineasta afirma ainda que a ideia é trazer o questionamento de como conteúdo e forma se transformam em um mesmo e único elemento significante.
Durante o encontro, serão exibidos trechos de filmes escritos e dirigidos por Jorane Castro, com a descrição da elaboração visual de cada um deles, em função de seu tema: Invisíveis Prazeres Cotidianos (documentário, 2004, 26 minutos), Ribeirinhos do Asfalto (ficção, 2011, 26 minutos), Lugares do Afeto – A fotografia de Luiz Braga ( documentário, 2008, 72 minutos).
O Café Fotográfico é um evento mensalmente realizado pela Associação Fotoativa e que em 2014 contou com a parceria do Centro Cultural Sesc Boulevard. Sua proposta é tornar acessível ao grande público pesquisas acadêmicas, experiências e projetos de arte e de educação ligados à linguagem fotográfica e audiovisual.
Diálogos Narrativos entre Fotografia e Cinema – Café Fotográfico com Jorane Castro
Data: 16/12/2014 (terça-feira).
Local: Cine Teatro – Centro Cultural Sesc Boulevard
Endereço: Boulevard Castilho França, 622.
Hora: 18h
Entrada Franca