Home Fotografia 6 dicas para tirar fotos que farão seu release bombar

6 dicas para tirar fotos que farão seu release bombar

por Agência Canal Veiculação
Um texto bem escrito é fundamental para que o press release de sua empresa tenha um potencial de publicação elevado frente ao mercado editorial. No entanto, por mais que a escrita esteja impecável, se o jornalista não receber um bom material fotográfico, as chances de emplacar matérias e receber destaque na mídia diminuem. Pensando em tornar o release mais atrativo e chamar a atenção dos jornalistas, a Press Works elaborou seis dicas para não fazer feio na hora do clique:
1. Resolução
O fator primordial para uma fotografia de qualidade é a resolução, principalmente em mídias impressas. Por isso utilize uma boa câmera para fazer as fotos – é a imagem da empresa que está em jogo –, e caso vá utilizar o celular, certifique-se de que as fotos estejam com resolução mínima de 300 DPI.
 Açaí com confete da franquia Açaí Beat

Açaí com confete da franquia Açaí Beat

2. Enquadramento
Quando a foto centralizar uma pessoa, objeto ou equipe, o espaço que sobra do lado esquerdo e do direito, bem como na parte de cima e de baixo, deve ser equivalente. Nada de cortar a cabeça ou os braços de quem está posando. Caso os protagonistas sejam os sócios da empresa, por exemplo, procure enquadrá-los acima da cintura ou dos joelhos, com a câmera posicionada abaixo do nível dos olhos (é só abaixar um pouquinho e tirar a foto levemente de baixo para cima). Tal posicionamento transmite solenidade e seriedade.
MuccaShop

Sócios-fundadores do shopping virtual MuccaShop

3. Fundo
Caso a foto seja dos sócios ou da equipe, a parede que aparecerá ao fundo deve, preferencialmente, conter o logo da companhia – você está divulgando a sua marca. Caso o estoque, a cozinha ou o escritório sejam o background do clique, por exemplo, os ambientes devem estar organizados e limpos. Ao se falar em produtos, as publicações costumam pedir fotos com fundo branco, chamadas “em still”, exatamente para poderem recortar o fundo e fazer em montagens.
iCasei

Equipe do site de casamentos iCasei

4. Luz
Como matéria-prima da fotografia, a iluminação é essencial para um bom clique. Lugares mal iluminados deixam o ambiente pouco nítido e tornam as imagens pouco atrativas. Prefira tirar fotos de dia – usando a luz natural ao invés de flashes – e não se posicione contra o sol se o clique for ao ar livre.
Mali

Sócios-fundadores da Mali Eventos e Sweet Mali

5. Postura
Seriedade é diferente de “cara feia”. Ao tirar uma foto sua, busque demonstrar felicidade. Lembre-se de que você é um empreendedor e seu negócio é – ou será – um sucesso. Um meio sorriso já ganha a simpatia do jornalista, mas expressões descontraídas estão liberadas. Quanto mais empolgação transmitir, melhor.
Batatóp

Sócios-fundadores da franquia Batatóp

6. Criatividade
Uma foto criativa, com elementos e expressões que fogem do comum tem um potencial de publicação muito maior. Se a sua empresa faz almofadas personalizadas, por exemplo, que tal tirar uma foto em meio aos produtos? Ou, caso seu negócio seja uma franquia de foodtruck, é uma boa ideia se fotografar com o contêiner ao fundo.
Belas Cores

Sócio-fundador do e-commerce Belas Cores

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações