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Um texto bem escrito é fundamental para que o press release de sua empresa tenha um potencial de publicação elevado frente ao mercado editorial. No entanto, por mais que a escrita esteja impecável, se o jornalista não receber um bom material fotográfico, as chances de emplacar matérias e receber destaque na mídia diminuem. Pensando em tornar o release mais atrativo e chamar a atenção dos jornalistas, a Press Works elaborou seis dicas para não fazer feio na hora do clique:
1. Resolução
O fator primordial para uma fotografia de qualidade é a resolução, principalmente em mídias impressas. Por isso utilize uma boa câmera para fazer as fotos – é a imagem da empresa que está em jogo –, e caso vá utilizar o celular, certifique-se de que as fotos estejam com resolução mínima de 300 DPI.
O fator primordial para uma fotografia de qualidade é a resolução, principalmente em mídias impressas. Por isso utilize uma boa câmera para fazer as fotos – é a imagem da empresa que está em jogo –, e caso vá utilizar o celular, certifique-se de que as fotos estejam com resolução mínima de 300 DPI.
2. Enquadramento
Quando a foto centralizar uma pessoa, objeto ou equipe, o espaço que sobra do lado esquerdo e do direito, bem como na parte de cima e de baixo, deve ser equivalente. Nada de cortar a cabeça ou os braços de quem está posando. Caso os protagonistas sejam os sócios da empresa, por exemplo, procure enquadrá-los acima da cintura ou dos joelhos, com a câmera posicionada abaixo do nível dos olhos (é só abaixar um pouquinho e tirar a foto levemente de baixo para cima). Tal posicionamento transmite solenidade e seriedade.
Quando a foto centralizar uma pessoa, objeto ou equipe, o espaço que sobra do lado esquerdo e do direito, bem como na parte de cima e de baixo, deve ser equivalente. Nada de cortar a cabeça ou os braços de quem está posando. Caso os protagonistas sejam os sócios da empresa, por exemplo, procure enquadrá-los acima da cintura ou dos joelhos, com a câmera posicionada abaixo do nível dos olhos (é só abaixar um pouquinho e tirar a foto levemente de baixo para cima). Tal posicionamento transmite solenidade e seriedade.
3. Fundo
Caso a foto seja dos sócios ou da equipe, a parede que aparecerá ao fundo deve, preferencialmente, conter o logo da companhia – você está divulgando a sua marca. Caso o estoque, a cozinha ou o escritório sejam o background do clique, por exemplo, os ambientes devem estar organizados e limpos. Ao se falar em produtos, as publicações costumam pedir fotos com fundo branco, chamadas “em still”, exatamente para poderem recortar o fundo e fazer em montagens.
Caso a foto seja dos sócios ou da equipe, a parede que aparecerá ao fundo deve, preferencialmente, conter o logo da companhia – você está divulgando a sua marca. Caso o estoque, a cozinha ou o escritório sejam o background do clique, por exemplo, os ambientes devem estar organizados e limpos. Ao se falar em produtos, as publicações costumam pedir fotos com fundo branco, chamadas “em still”, exatamente para poderem recortar o fundo e fazer em montagens.
4. Luz
Como matéria-prima da fotografia, a iluminação é essencial para um bom clique. Lugares mal iluminados deixam o ambiente pouco nítido e tornam as imagens pouco atrativas. Prefira tirar fotos de dia – usando a luz natural ao invés de flashes – e não se posicione contra o sol se o clique for ao ar livre.
Como matéria-prima da fotografia, a iluminação é essencial para um bom clique. Lugares mal iluminados deixam o ambiente pouco nítido e tornam as imagens pouco atrativas. Prefira tirar fotos de dia – usando a luz natural ao invés de flashes – e não se posicione contra o sol se o clique for ao ar livre.
5. Postura
Seriedade é diferente de “cara feia”. Ao tirar uma foto sua, busque demonstrar felicidade. Lembre-se de que você é um empreendedor e seu negócio é – ou será – um sucesso. Um meio sorriso já ganha a simpatia do jornalista, mas expressões descontraídas estão liberadas. Quanto mais empolgação transmitir, melhor.
Seriedade é diferente de “cara feia”. Ao tirar uma foto sua, busque demonstrar felicidade. Lembre-se de que você é um empreendedor e seu negócio é – ou será – um sucesso. Um meio sorriso já ganha a simpatia do jornalista, mas expressões descontraídas estão liberadas. Quanto mais empolgação transmitir, melhor.
6. Criatividade
Uma foto criativa, com elementos e expressões que fogem do comum tem um potencial de publicação muito maior. Se a sua empresa faz almofadas personalizadas, por exemplo, que tal tirar uma foto em meio aos produtos? Ou, caso seu negócio seja uma franquia de foodtruck, é uma boa ideia se fotografar com o contêiner ao fundo.
Uma foto criativa, com elementos e expressões que fogem do comum tem um potencial de publicação muito maior. Se a sua empresa faz almofadas personalizadas, por exemplo, que tal tirar uma foto em meio aos produtos? Ou, caso seu negócio seja uma franquia de foodtruck, é uma boa ideia se fotografar com o contêiner ao fundo.