Utilizando a tecnologia, jovem contou com a ajuda da namorada, amigos e família para catalogar os mais de 700 blocos de carnaval das capitais; objetivo foi criar um mapa para facilitar a busca das pessoas pelos eventos que mais as interessem
São Paulo, 10 de fevereiro de 2023 – Após o período de isolamento, causado pela pandemia da Covid-19, o carnaval volta a acontecer normalmente no Brasil e os bloquinhos de rua retornam a ser realizados em diversas cidades pelo País. Com a volta da folia, as pessoas querem estar antenadas sobre os eventos que acontecem para escolher as opções que mais as agradem. Para isso, Wendela Sara (28), estudante do último ano de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), criou, com a ajuda da namorada, familiares e amigos, dois mapas interativos com informações sobre os blocos de rua das cidades Rio de Janeiro e São Paulo utilizando o Power BI, da Microsoft. A solução da companhia funciona a partir da conexão de fontes de dados, hospedados em um servidor ou na nuvem, para fornecer um dashboard com ferramentas de inteligência de negócios para os usuários, deixando-a mais intuitiva e interativa.
De acordo com a jovem, o intuito é facilitar a consulta de eventos disponíveis nas duas cidades e, para isso, ela criou um mapa com a localização de todos os blocos, divididos por nome, data, zona da cidade e estilo musical. “A ideia surgiu em uma conversa com um amigo, em que pensamos em fazer algo mais divertido e facilitar a busca de onde e quando sai cada bloquinho. O resultado se tornou maior do que esperávamos e decidimos disponibilizar para todos que quiserem acessar”, explica.
Wendela conta que, apesar de não trabalhar com codificação e nem estudar algo relacionado, sempre teve a curiosidade de utilizar ferramentas que facilitem o dia a dia, seja no trabalho ou por diversão. “O que fiz foi consultar os blocos no Diário Oficial e inserir as informações no Power BI, que compilou os dados e fez a categorização de forma automática. Uma amiga nos ajudou com o layout, mas foi tudo muito fácil e divertido de fazer”, conta.
A estudante, que é natural de São Paulo e mora no Rio de Janeiro desde 2015 devido a faculdade, diz que a criação do mapa interativo é um presente para a cidade carioca, que tão bem a acolheu nos últimos 8 anos. O acesso ao mapa, com mais de 400 blocos do Rio e 300 de São Paulo, pode ser feito nesse link que a estudante também disponibilizou em seu perfil em uma rede social.
“Nossos mapas estão ganhando repercussão e queremos que mais pessoas tenham acesso e isso ajude as pessoas a se organizarem para curtir o carnaval nos bloquinhos que mais gostam”, comemora.
Cidadãos desenvolvedores
As iniciativas de low-code e no-code, pouco ou nenhum código em português, têm o objetivo de permitir que pessoas que não são técnicas em tecnologia possam criar soluções e aplicativos de acordo com suas necessidades. “Queremos que todos possam utilizar as ferramentas da Microsoft para resolver desafios, apenas clicando e arrastando componetes na tela, sem necessidade de código ou conhecimento de programação. O caso da Wendela é um ótimo exemplo de como pessoas podem utilizar os recursos da solução para qualquer atividade, até mesmo para tornar a busca por blocos de carnaval mais divertida e interativa”, diz Marcondes Farias, diretor de produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.