Carros elétricos – Statup Weekend pretende apresentar tecnologias inovadoras criadas no Brasil
Uma imersão de quase 60 horas no universo da mobilidade urbana sustentável, utilizando metodologias do Google.
É o que promete o Startup Weekend, que será promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) entre os dias 14 e 16 de setembro no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP).
Ao final, as melhores ideias serão premiadas e os empreendedores terão o suporte para montarem suas empresas.
“É nossa missão fomentar este networking para que soluções disruptivas auxiliem no desenvolvimento produtivo do país”, diz o Presidente da ABDI
A iniciativa reunirá especialistas, mentores, indústrias, investidores e outros atores do ecossistema de inovação para orientar os participantes a encontrarem soluções para demandas reais do setor. “É nossa missão fomentar este networking para que soluções disruptivas auxiliem no desenvolvimento produtivo do país. O Startup Studio tem como principal objetivo fortalecer o ecossistema das startups, com este foco inicial voltado para a eletromobilidade”, explica Guto Ferreira, presidente da ABDI.
Carro elétrico
Durante o Startup Weekend haverá exposição de carros elétricos tripulados e não-tripulados, skates e bicicletas também elétricos, além de atividades em realidade virtual.
A expectativa é que nesta fase de ideação, 13 soluções sejam propostas.
“Esta será uma oportunidade para acadêmicos, empreendedores, investidores, desenvolvedores, parceiros e entusiastas de se reunirem, compartilharem experiências, amadurecerem e validarem suas ideias, além de formar times, criar startups e ter acesso ao mercado.”
Acrescenta Guto Ferreira.
Estas ideias serão trabalhadas ao longo de oito semanas, na chamada etapa de pré-aceleração, com mentorias específicas do Startup Studio.
Ao final, será realizado um demoday para investidores e potenciais demandantes interessados nas soluções, no dia 13 de novembro, durante o Salão do Automóvel, em São Paulo.
Os participantes podem atuar em qualquer área e ter as mais diversas formações.
No total, serão oferecidas cem vagas. A inscrição custa R$ 100,00 (cem reais), com alimentação e outros itens inclusos.
A ABDI fechou uma parceria como uma rede hoteleira para que a hospedagem dos participantes fique mais barata.
Startup Studio
O Startup Studio busca promover a geração de novos empreendedores e a criação de soluções, com base em tecnologias disruptivas, capazes de atender às demandas complexas por inovação da indústria nacional.
A iniciativa será realizada por meio de “verticais” específicas, estabelecidas a partir de uma parceria da ABDI para trabalhar desafios levantados junto à indústria de diferentes setores produtivos.
A Agência aplica sua expertise na geração de inovação por meio da conexão entre startups e indústrias e ajuda a desenvolver empreendedores capazes de atender essas demandas por inovação.
O processo ainda prevê ações para que o desenvolvimento destas ideias tenha continuidade, com pré-aceleração e validações de empresas com condições de orientar o desenvolvimento dos empreendedores e das potenciais startups que devem emergir.
O Startup Weekend será realizado junto ao Promob-e, projeto de cooperação técnica entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para o Desenvolvimento, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e com o Instituto Mauá.
SERVIÇO
Startup Weekend
Quando: 14 a 16 de setembro
Onde: Instituto Mauá de Tecnologia, Praça Mauá 01, Mauá, em São Caetano do Sul (SP).
Contato: [email protected] e [email protected]
Inscrições: http://bit.ly/SWEletromobilidade
Programação
Premiação
– Uma bicicleta elétrica para a equipe vencedora do SW-Eletromobilidade;
– Pitch para investidores;
– Matchmakings pós-ciclo Startup Studio;
– Convites para o Salão do Veículo Elétrico (setembro, em São Paulo);
– Ingressos para o Salão do Automóvel (novembro, em São Paulo);
– Convites para o 2º Fórum de inovação Startup Indústria (novembro, em
São Paulo);
– Ingressos para o Case 2018;
– E outras premiações surpresas!
Sobre a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) surgiu no momento de retomada das políticas públicas de incentivo à indústria, em 2004, e se legitimou com órgão articulador dos diversos atores envolvidos na execução da política industrial brasileira.
Em mais de uma década de atuação, sob a supervisão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a ABDI é a agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo e oferece à indústria completa estrutura para a construção de agendas de ações setoriais e para os avanços no ambiente institucional, regulatório e de inovação no Brasil, por meio da produção de estudos conjunturais, estratégicos e tecnológicos.