Empresas de inovação estão em busca de maior visibilidade no mercado
Com o intuito de impulsionar crescimento e fortalecer presença no mercado, empresas de inovação têm buscado soluções para alcançar maior visibilidade. Num campo cada vez mais competitivo, estar em evidência pode ser fundamental para conquistar novos clientes e parceiros comerciais, atrair investidores e progredir de maneira sustentável.
Estar em evidência pode ser fundamental para conquistar novos clientes e parceiros comerciais, atrair investidores e progredir de maneira sustentável no negócio.
Segundo a 1ª Pesquisa Nacional sobre o Impacto de Relações Públicas no Mercado de Inovação, feita pela Motim, aumentar a visibilidade e a autoridade de marca no mercado é o direcionamento de 73% das startups em 2024. Com isso, a maioria das empresas de inovação pretendem aumentar ou, pelo menos, manter seus aportes em reputação institucional neste ano.
As empresas recorrem a diversas estratégias, como, por exemplo, investir em marketing, inclusive em marketing de influência, e ações de relações públicas (RP) para além de assessoria de imprensa. Segundo o estudo, as empresas que estão satisfeitas com seus investimentos em RP criam suas narrativas com influenciadores e lideranças. A partir de ferramentas como um dashboard de marketing digital, é possível monitorar o desempenho e ajustar as estratégias conforme necessário, por exemplo.
Presença em eventos é importantíssimo para Empresas de inovação
As iniciativas podem incluir ainda a participação em eventos do setor, feiras e conferências. A criação de conteúdos relevantes nas redes sociais e em outros canais de comunicação e a construção de um relatório de marketing digital claro e abrangente também fazem parte das estratégias.
O estudo da Motim levou em consideração companhias de inovação em três estágios diferentes: as iniciantes em suas operações, aquelas que estão em expansão de mercado e os unicórnios – organizações já consolidadas e avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.
No que diz respeito às atividades de relações públicas, o levantamento mostrou que 95% das empresas de inovação buscam mais visibilidade, seguido de credibilização de marca, com 84% das intenções, e conquista de novos clientes, indicada por 67%. Quase metade dos executivos entrevistados, 48%, têm ainda o objetivo de aumentar a credibilidade de suas lideranças; melhorar a relação com investidores, apontado por 31%; e promover uma gestão de crise eficiente, 29%.
Marketing de influência
De acordo com o fundador e CCO da Motim, Silas Colombo, em entrevista a portais especializados, diante da economia atual, muitos gestores tiveram que perceber que construir marcas exige mais do que apenas vender produtos e serviços. Ele enfatiza que profissionais que entendem essa realidade, bem como a complexidade e a importância de consolidar ideias disruptivas, contam com resultados superiores.
Marketing de influência deve se manter em alta em 2024
De acordo com a pesquisa “Influencer Marketing no Brasil para 2024”, da Influency.me, o marketing de influência vem sendo cada vez mais adotado pelos anunciantes como uma forma de aumentar a visibilidade das marcas. A previsão é de que a estratégia continue em alta em 2024. Foram ouvidos mais de 300 respondentes, entre agências, influenciadores e assessores e marcas.
Dos anunciantes entrevistados, 68% devem aumentar o investimento em marketing de influência, 29% pretendem mantê-lo e 3% disseram que irão diminuí-lo. Os motivos que levam às agências a apostarem nessas ações incluem awareness, para 42%, branding, indicado por 30%, e conversão – entre cliques, downloads e vendas, 28%.
Ações de awareness referem-se a estratégias de marketing para aumentar o reconhecimento e a conscientização sobre uma marca entre o público-alvo. Publicidade, presença em redes sociais, eventos e marketing de conteúdo são alguns exemplos que podem fazer com que a empresa seja reconhecida e lembrada pelos consumidores.
Branding
Estratégias de branding, por sua vez, dizem respeito ao processo das Empresas de inovação criar uma identidade para a marca, com o intuito de diferenciá-la da concorrência, estabelecendo uma conexão emocional com o público. Definir missão, visão e valores, além de criar elementos de identidade visual, são atividades relacionadas a esse conceito. A gestão da reputação e da percepção da empresa ao longo do tempo também faz parte da proposta para construir uma imagem positiva, aumentar o valor do negócio e fidelizar clientes.
Desafios e retomada de investimentos em startups neste ano
Conforme entrevista à imprensa do sócio-diretor líder do Programa Emerging Giants da KPMG no Brasil, Diogo Garcia, depois de um cenário desafiador em 2023, a previsão para 2024 é de retomada nos investimentos em startups. A estimativa é de que as aplicações ocorram em ritmo lento num primeiro momento, mas, segundo ele, indicam um retorno à normalidade do mercado.
Como grandes fundos de growth, como o Bicycle Capital e Riverwood Capital, conseguiram fechar suas captações, Garcia avalia que esse é um dos sinais de que os investimentos em startups em estágios mais avançados podem aumentar neste ano. Ele ressalta que investidores internacionais também demonstram interesse em voltar a investir no Brasil e na América Latina, indicando um cenário promissor para o chamado “ecossistema de startups”.
Conforme lembra o profissional, o cenário de investimentos em startups no país foi desafiador nos anos anteriores, especialmente em 2023. A dinâmica resultou em uma revisão nos valores atribuídos às empresas, o que incentivou investidores a buscarem múltiplos mais realistas – ou seja, passaram a ser mais conservadores e cautelosos na análise de métricas financeiras e de perspectivas de crescimento das startups e das empresas emergentes.
Clima econômico favorecendo as Empresas de inovação
Além disso, o clima econômico influenciou empreendedores a se dedicarem a consolidar negócios mais sustentáveis a longo prazo. Para isso, foram adotadas práticas de governança mais eficientes e maior transparência com parceiros e clientes. Assim, mesmo com as dificuldades, Garcia pondera que houve uma melhora gradual de interesse dos investidores de alto risco em Empresas de inovação a partir do terceiro trimestre do ano passado, principalmente em startups mais maduras.
Imagem em destaque: zinkevych/Freepik