Home / Empreendedorismo / Edital ABDI sobre indústria 4.0 contempla startups

Edital ABDI sobre indústria 4.0 contempla startups

Startup indústria 4.0 – Edital da ABDI seleciona startups do Brasil e Portugal

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou o programa Startup Indústria 4.0, para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo do país, contando uma adesão de 86 empresas, sendo três delas portuguesas.

Statrup de indústria 4.0

“Uma das saídas para a indústria melhorar sua produtividade e eficiência está nas startups.

Esse pensamento precisa ser difundido. O sucesso da adesão das indústrias ao edital mostra a relevância do programa”, destaca Guto Ferreira, Presidente da ABDI.

 

86 indústrias já se inscreveram para o Programa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Indústrial (ABDI)

O orçamento do programa prevê R$ 4,8 milhões para as startups do Brasil e Portugal que se conectarem a indústrias de ambos os países com soluções tecnológicas 4.0.

Esta é a segunda edição do programa e procura selecionar 30 indústrias de grande porte, sendo três delas portuguesas, e 120 startups, sendo 10% de Portugal.

Ao final, a expectativa é ter 60 startups conectadas às indústrias participantes.

Cada startup conectada receberá R$ 80 mil em premiação.

“Além de estar voltado para o 4.0, o programa prevê conexões mistas.

Indústrias e startups portuguesas irão buscar o match com indústrias e startups brasileiras”, destaca o Coordenador de Inovação da ABDI, Rodrigo Rodrigues.

 

Algumas startups e empresas no programa

Em 2017, a ABDI realizou uma primeira edição do Startup Indústria, com dez pilotos entre startups e indústrias sediadas no Brasil, sendo elas:

3M / Trackage; BRF / Birmind; Caterpillar / MZTEC; Dow Brasil / Sunew; Embraco / Virturian; Embraer / Victor Alfa; Ericsson / Nearbee; Libbs / MSc Med; Natura / Regenera; Votorantim Cimentos / Geoinova.

Neste ano as inscrições para as startups interessadas vão até 31 de março.

 

Sobre a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI surgiu no momento de retomada das políticas públicas de incentivo à indústria, em 2004, e se legitimou com órgão articulador dos diversos atores envolvidos na execução da política industrial brasileira.

Em mais de uma década de atuação, sob a supervisão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a ABDI oferece à indústria um centro de inteligência para a construção de agendas de ações setoriais e para os avanços no ambiente institucional, regulatório e de inovação no Brasil, por meio da produção de estudos conjunturais, estratégicos e tecnológicos.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*