Home Educação SAP Build capacita desenvolvedores a impulsionar a revolução da IA empresarial

SAP Build capacita desenvolvedores a impulsionar a revolução da IA empresarial

por admin

Inovações e parcerias — incluindo uma nova colaboração com a Snowflake — capacitam desenvolvedores para transformar dados e IA em resultados reais de negócios

No SAP TechEd 2025, a SAP leva a IA profundamente para dentro do processo de desenvolvimento, elevando o modo como os desenvolvedores constroem soluções. Novos recursos baseados em IA no SAP Build, um ecossistema de dados em expansão e os poderosos assistentes no Joule permitem que os desenvolvedores avancem da ideia ao impacto com velocidade e confiança inéditas. À medida que a inteligência artificial transforma a natureza do trabalho, a SAP também se compromete a capacitar 12 milhões de pessoas em todo o mundo com habilidades em IA até 2030.

“As novidades anunciadas hoje pela SAP oferecem aos desenvolvedores as ferramentas de que precisam para entregar na velocidade da IA”, afirmou Muhammad Alam, membro do Conselho Executivo da SAP SE. “As inovações em todo o ecossistema exclusivo de aplicações, dados e IA da SAP colocam os desenvolvedores no banco do motorista — exatamente onde eles devem estar”.

SAP TechEd 2025 – Alemanha (Créditos da imagem: LinkedIn)

Ampliando o ecossistema de desenvolvedores

O SAP Build, principal solução da empresa para desenvolvimento e automação de aplicações empresariais, agora oferece aos desenvolvedores mais liberdade para criar, expandir e automatizar usando as ferramentas que mais gostam.

Por exemplo, desenvolvedores que preferem soluções de desenvolvimento baseadas em agentes como Cursor, Claude Code, Cline e Windsurf, agora podem usar os frameworks de desenvolvimento da SAP com os novos servidores locais do SAP Build Model Context Protocol. Usuários do Visual Studio Code poderão acessar recursos do SAP Build diretamente em seu ambiente de desenvolvimento por meio de uma nova extensão que será disponibilizada posteriormente no Open VSX Registry para outros ambientes de desenvolvimento. A SAP e a n8n também anunciaram planos de integração para que agentes do Joule Studio e agentes do n8n possam trabalhar em conjunto.

Com as novas capacidades de criação de agentes no Joule Studio, os desenvolvedores têm as ferramentas necessárias para expandir os agentes prontos da SAP e criar novos agentes baseados em dados e contexto de negócios da SAP, capazes de agir de forma autônoma conforme as condições empresariais mudam.

Colocando os dados em ação

Toda aplicação inteligente começa com dados confiáveis. A SAP está oferecendo aos desenvolvedores mais maneiras de aproveitar esses dados por meio do SAP Business Data Cloud.

A solução agora se conecta a mais plataformas de dados e IA que os desenvolvedores utilizam no dia a dia. Uma nova extensão de solução SAP Snowflake para o SAP Business Data Cloud traz as capacidades totalmente gerenciadas de dados e IA da Snowflake diretamente aos clientes da SAP, oferecendo flexibilidade para escolher o tipo de computação e armazenamento ideal para cada carga de trabalho de dados e IA — mantendo a governança, a interoperabilidade e o contexto de negócios.

A empresa também anunciou uma nova parceria SAP Business Data Cloud Connect com a Snowflake, que complementa as integrações existentes com Databricks e Google Cloud, dando aos desenvolvedores mais liberdade para escolher como trabalhar com os dados da SAP.

Com o novo Data Product Studio no SAP Business Data Cloud, os desenvolvedores podem transformar dados brutos em ativos prontos para uso, conhecidos como produtos de dados, que dão apoio a análises, IA e desenvolvimento de aplicações.

Uma ferramenta expandida no mecanismo de grafo de conhecimento do SAP HANA Cloud pode gerar automaticamente grafos de conhecimento, mapeando relações entre tabelas, colunas e modelos de dados do banco de dados SAP — revelando como os dados se conectam e por que são importantes. Assim, os desenvolvedores poderão visualizar como seus dados se relacionam entre sistemas e descobrir insights de negócios subjacentes.

Dar vida à autonomia da IA com recursos do SAP Build

A SAP através do SAP Build, está evoluindo seu portfólio de IA para oferecer aos desenvolvedores a inteligência e o poder de orquestração de que precisam para levar a IA da percepção à ação.

A empresa apresentou seu primeiro modelo fundamental relacional corporativo, uma nova classe de IA que prevê resultados de negócios, em vez da próxima palavra em uma frase. O SAP-RPT-1, ou Relational Pre-trained Transformer de primeira geração, é capaz de fazer previsões rápidas e precisas para cenários empresariais comuns, como atrasos em entregas, risco de pagamento ou conclusão de pedidos de venda. A SAP também lançou hoje um ambiente de playground gratuito para desenvolvedores.

Novos assistentes de IA no Joule coordenam múltiplos agentes em fluxos de trabalho, departamentos e aplicações, trazendo automação e autonomia à realidade. Esses assistentes planejam, iniciam e concluem tarefas complexas que abrangem finanças, cadeia de suprimentos, RH e além. Hoje, a SAP apresenta novos agentes voltados a usuários técnicos — por exemplo, um agente de análise de processos de negócios, que ajuda equipes a entender como os processos funcionam, identificar ineficiências e descobrir oportunidades para otimizar fluxos de trabalho e gerar melhorias mensuráveis.

Como a IA muda a natureza do trabalho para todos, a SAP se compromete a capacitar 12 milhões de pessoas em todo o mundo com habilidades em IA até 2030. Por meio de sua parceria com a plataforma de aprendizagem online Coursera, a SAP expandirá programas de treinamento prático e certificação que integram ferramentas de IA aplicadas, tornando a IA mais acessível para pessoas em todos os lugares.

Fonte: https://news.sap.com/brazil/sala-de-imprensa/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações