Programa da Google Cloud no Brasil projeta formar de forma gratuita 30 mil universitários
O Google Cloud Arcade Facilitator Program 2026 está com inscrições abertas no Brasil. O programa global da Google Cloud, executado no país pela edtech SoulCode, oferece trilhas gratuitas e gamificadas em português para capacitação de estudantes universitários em áreas como computação em nuvem, IA generativa e cibersegurança.
“Trazer o The Arcade para o Brasil com trilhas em português é um passo fundamental para democratizar o acesso ao conhecimento em tecnologias que estão moldando o futuro, como a IA generativa. Diante da rápida transformação do mercado de trabalho, o investimento em habilidades digitais não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica para que a América Latina impulsione sua competitividade e crescimento”, afirma Fabio La Selva, Head of Learning, Google Cloud, Latam.

Plataforma The Arcade
Os treinamentos são realizados na plataforma The Arcade, que utiliza desafios baseados em laboratórios do Google Skills e mecânicas de jogos. Os participantes acumulam pontos, conquistam selos digitais e podem resgatar recompensas exclusivas.
Com duração de três meses, de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2026, a iniciativa pretende capacitar mais de 30 mil pessoas no Brasil. A SoulCode será responsável pela execução local, incluindo o engajamento dos participantes e a articulação com instituições.

O programa tem a parceria da SoulCode
“O Brasil tem potencial para formar uma das maiores comunidades de especialistas em nuvem e IA do mundo, e este programa acelera esse movimento. Ao conectar tecnologia, educação e impacto social em grande escala, estamos ampliando oportunidades reais para quem quer entrar ou evoluir na área”, comenta Fabricio Cardoso, cofundador e diretor-geral da SoulCode.
Em dezembro de 2025, o Google Cloud entrou para o Guinness World Records™ com a iniciativa “Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud”, certificada como a maior aula híbrida e simultânea de IA já realizada, capacitando mais de 200 mil pessoas na América Latina. A ação reforça a meta anunciada pela empresa em abril de 2025 de treinar 1 milhão de brasileiros em tecnologias de nuvem e IA.