Estudantes de São Paulo participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina
30 trabalhos de São Paulo vão ser apresentados na 38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de São Paulo vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 24 a 26 de outubro de 2023, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da sustentabilidade, inteligência artificial, saúde física e mental, astronomia, cidadania, meio ambiente e engenharia.
Estudantes de São Paulo/SP participam na 38ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros
Do estado de São Paulo vêm 30 trabalhos, sendo 18 de São Paulo, um de Rio Claro, um de Registro, dois de Campinas, quatro de Jundiaí, dois de Monte Mor, um de Suzano e um de Presidente Prudente.
De São Paulo, do Colégio Dante Alighieri, vêm os trabalhos:
ACESSÓRIO QUÂNTICO PARA PAINÉIS SOLARES: UM MEIO SUSTENTÁVEL DE PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA BASEADO NA ECONOMIA CIRCULAR, pesquisado por Camila Grossmann Sastre;
UM MÉTODO ANALÍTICO PARA A DETERMINAÇÃO DE FOTOSFERAS EM BURACOS NEGROS ESTÁTICOS E ESFERICAMENTE SIMÉTRICOS, feito por Paola Volpi;
DESENVOLVIMENTO DE UM GERADOR EÓLICO A PARTIR DE TURBINAS SAVONIUS, elaborado por Pedro Henrique Nicolosi Guerreiro.
Da Escola Alef Peretz, vêm os trabalhos:
ANÁLISE DAS PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIAS DA PERESKIA ACULEATA EM CULTIVO CELULAR, esmiuçado por Renata Hemsi Leventhal;
ANÁLISE DA TRANSIÇÃO DOS VEÍCULOS A COMBUSTÃO PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS: UM ESTUDO REALIZADO A PARTIR DAS MUDANÇAS INFRAESTRUTURAIS, estudado por Mendel Kleingesinds Rachmann;
UM CAMINHO PARA ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS DA SEPARAÇÃO DO SER HUMANO DA NATUREZA, realizado por Antonio Labriola;
VERDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TRABALHOS DE NEWTON DA COSTA, confeccionado por Miguel Albergaria Guedes da Fonseca;
RASTREAMENTO DO DREAM GAP NA CIDADE DE SÃO PAULO: O AFASTAMENTO PROGRESSIVO DE MENINAS DAS ÁREAS DO STEM, feito por Erika Oliveira Almeida.
Da Escola Alef Peretz unidade Paraisópolis, é trazido o tema FATORES BIOLÓGICOS E A RELAÇÃO DO JOVEM COM O CONSUMO DE ALIMENTOS AÇUCARADOS, pesquisado por Manuella Oliveira de Souza.
Do Colégio Giordano Bruno, vêm os projetos:
DESENVOLVIMENTO NOS ÂMBITOS AFETIVO, DE CARÁTER E SOCIAL DE JOVENS ESCOTEIROS ATRAVÉS DOS MÉTODOS APLICADOS NO MOVIMENTO, escrito por Júlia Satake Couto;
ARQUITETURA HOSTIL: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO, REDIGIDO POR LUCAS VIEIRA DOS SANTOS, Felipe Batista de Oliveira e Rodrigo de Castro Magalhães Tardelli.
PRESSÃO FEITA SOBRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO A SUAS ESCOLHAS DE CARREIRA PROFISSIONAL, feito por Bebel Buono Paes, Mateus Gurgel da Silva e Murilo Araújo de Matos Neto.
Do Colégio Visconde de Porto Seguro é exposto o trabalho TRENDING FAKE: ANÁLISE ESTATÍSTICA VIA ALGORITMO NER (NAMED ENTITY RECOGNITION) DAS CORRELAÇÕES ENTRE AS FAKE NEWS BRASILEIRAS E OS TÓPICOS ABORDADOS NO TWITTER, elaborado por João Pedro Sassi Sandre e Pietro Andrade Quinzani.
Do Colégio Presbiteriano Mackenzie
Vem o assunto FIBRAS DE COCO E ABACAXI: UMA SOLUÇÃO ACESSÍVEL PARA O DERRAMAMENTO DE ÓLEO EM CORPOS D’ÁGUA NO BRASIL, elaborado por Maria Laura da Silva Teixeira e Beatriz de Freitas Cardoso.
Do Colégio Miguel de Cervantes é trazido o projeto HYDROWHIZZ – SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, estudado por Pedro Klingelfus Ganme, Felipe Gallasso Polacchini e Pedro Paulo Silveira De Mattos.
Do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença vem o tema DEPRESSÃO PÓS-PARTO, escolhido por Aline Ackermann e Stella Lorenzetto Rejtman.
Da Escola Nova Lourenço Castanho é apresentado o projeto HABITAÇÃO EM MARTE, realizado por Roberto Rodrigues Carriço e Caio Pannuti Ramalho.
Do IFSP – Campus Campinas, vem o assunto CALORÍMETRO DE BAIXO CUSTO PARA UTILIZAÇÃO EM EXPERIMENTAÇÃO REMOTA UTILIZANDO A PLATAFORMA ESP8266, escrito por Nathanael de Santana Oliveira.
No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.
Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.
Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento.
A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do You YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec
Mais informações em www.mostratec.com.br .