Na hora de escolher um curso de pós-graduação, seja um curso de pós-graduação semipresencial, seja um curso de pós-graduação EAD, é normal que as pessoas se sintam na dúvida de qual escolher, principalmente se estiver entre duas áreas relacionadas, como marketing e publicidade.
Se você, assim como milhares de pessoas, sente dúvidas acerca dos cursos Marketing e Publicidade e Propaganda, este artigo é para você. Continue a leitura e confira!
Marketing
Com o mundo cada vez mais globalizado e conectado, o mercado digital cresce incessantemente. O marketing tradicional deu espaço para uma nova estratégia, a de marketing digital.
O curso de graduação voltado para área tem duração média de 2 anos, no entanto, no intuito de se destacar no mercado, é comum que as pessoas busquem por uma pós-graduação em marketing EAD a fim de ganhar novas experiências.
Um profissional da área aprende diversas habilidades relacionadas à venda e à promoção de produtos e serviços. Além de aprender sobre planejamento estratégico, o marketeiro fica responsável pela pesquisa de mercado, negociação, comportamento do consumidor e pela comunicação.
Já na pós-graduação, o graduando se especializa no campo de atuação que mais se identifica, aprimorando ainda mais suas estratégias e seu perfil profissional.
Publicidade e Propaganda
Muito embora os cursos estejam interligados, eles apresentam vertentes e acepções diferentes.
O curso de publicidade e propaganda tem duração média de 4 anos e é encontrado em diversas Universidades do Brasil. O campo de atuação envolve a área da Comunicação e do Marketing. O estudante é responsável por preparar peças publicitárias para produtos, serviços e/ou empresas.
O que isso significa? Significa que em uma agência de Publicidade, será possível encontrar os dois profissionais trabalhando juntos, já que um depende do outro. As principais disciplinas aprendidas por publicitários são: pesquisa de mercado, marketing, redação publicitária, criação de campanhas e produção de conteúdo.
Para entender melhor os dois cursos, abaixo, conheça as diferenças entre eles:
Diferenças entre Marketing e Publicidade e a Propaganda
Como foi dito, as duas áreas estão interligadas e trabalham juntas, no entanto, é justo e necessário ressaltar as diferenças que há entre elas.
Em relação à área de Marketing, o profissional estuda e desenvolve estratégias que condizem com os interesses do cliente. A área de Publicidade, por sua vez, fortalece as estratégias, criando e veiculando mensagens publicitárias para promover os serviços da empresa.
Enquanto o Marketing é mais amplo e envolve toda a estratégia, a PP é uma área mais específica, que atua para colocar toda a estratégia no ar.
Qual curso fazer?
Entre Marketing e Publicidade e Propaganda, a escolha vai depender exclusivamente de seus objetivos, já que ambas as áreas oferecem oportunidades de carreira promissoras.
Se você gosta de criar campanhas publicitárias e trabalhar com a criatividade, a área de Publicidade e Propaganda é perfeita para você. Por outro lado, se você gosta de analisar o mercado e validar estratégias, a área de Marketing é a melhor opção.
O importante é se especializar em ambas as profissões, seja com uma pós em finanças, seja com uma pós-graduação em empreendedorismo EAD.