Turma também se destaca pela diversidade que leva ao mercado
A inclusão no mercado de tecnologia tem se transformado em realidade para os ex-alunos da turma lançada pela Generation Brasil em parceria com a Microsoft, que após se capacitarem com curso oferecido pela iniciativa, 75% deles estão empregados na área após 180 dias de formados. Entre as empresas contratantes, destacam-se grandes nomes do mercado como Itaú, Porto Seguro e Connectis.
O curso ofereceu formação de programação em .NET por três meses. No conteúdo, foram desenvolvidas novas habilidades técnicas e capacidades socioemocionais, como proatividade, trabalho em equipe e comunicação.
“Estou trabalhando há 8 meses no Itaú, exercendo a função de Desenvolvedor Junior. Eu estava desempregado e, após o curso, demorou cerca de um mês e meio para conseguir a contratação”, conta Kaique Oliveira da Silva, 27 anos.
Joceline Gutierrez Mamani, 23 anos, também comemora o primeiro emprego. Há quatro meses trabalha na empresa Breinstech, como Desenvolvedora .NET Full Stack. Ela destaca o apoio recebido pela Generation Brasil após o curso: “Tive ajuda para envio do meu currículo, na preparação para a entrevista e ainda tive apoio no desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais”, recorda.
A turma, composta por 32 jovens de 18 a 30 anos com ensino médio completo, também se destaca pela diversidade que leva ao mercado, geralmente restrito a homens brancos: 43% são mulheres, 55% são não-brancos e 19% são pessoas LGBTQIAP+.
RENDA
Para 47% dos ex-alunos, a renda familiar média está na faixa de R$ 2001 mil a R$ 4 mil. O emprego – muitas vezes o primeiro – causa neles um grande impacto, seja pela questão financeira, seja pelas possibilidades que abre para o futuro. Joceline é um dos exemplos: “Anteriormente eu estava desempregada; agora consigo ajudar em casa, o que vem me motivando a cada dia”, conta.
Kaique, por sua vez, além de ajudar nas contas da família, já experimenta um passo mais ousado: “Posteriormente, tive condições de sair da casa dos meus pais e bancar a minha própria vida. Eu sentia que estava ficando para trás socialmente e financeiramente, mas o curso e o emprego alteraram essa perspectiva”, afirma.
“Os treinamentos com a Generation dão à Microsoft a oportunidade de oferecer treinamentos com profundidade em tecnologias altamente demandadas por nossos clientes e parceiros. É muito satisfatório ver um jovem desempregado conseguir uma oportunidade em uma empresa do porte do Itaú após nossos treinamentos”, afirma Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.
“Além da certeza da qualidade desse curso, oferecido em parceria com a Microsoft que é referência mundial no mercado de tecnologia, é gratificante sabermos da mudança positiva que provoca na vida desses jovens – muitos em situação de vulnerabilidade econômica e social –, quando ingressam no mercado de trabalho”, afirma Adriana Carvalho, CEO da Generation Brasil.