Curso de extensão universitária pode ser uma opção acessível para turbinar o currículo
Esse tipo de formação (extensão universitária) permite que o estudante adquira novos conhecimentos a curto prazo, além de ser um meio versátil para evoluir profissionalmente
Ao início de cada ano chega o momento de fazer balanços e traçar novas metas. Itens como o aperfeiçoamento da carreira e o aprimoramento do currículo são essenciais e devem ser contemplados no planejamento pessoal.
Segundo pesquisa divulgada, em dezembro de 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou uma evolução no nível instrucional da população de 25 anos ou mais e houve um crescimento dos grupos com ensino médio completo e superior completo. O levantamento foi realizado entre os anos de 2016 e 2019.
Houve uma pequena reação
Os dados mostram o quanto a busca pela educação tem sido frequente na vida do brasileiro, aspecto que pode fazer toda a diferença na procura por uma recolocação no mercado de trabalho, principalmente em um momento de retomada das atividades econômicas, com o avanço da vacinação contra a Covid-19.
Uma alternativa para quem precisa se atualizar na profissão que já exerce ou, até mesmo, entender melhor sobre uma nova área são os cursos de extensão universitária.
Para Elias Roma Neto, coordenador de desenvolvimento do Senac São Paulo, desenvolver habilidades e manter o aprendizado contínuo é a melhor forma de impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional. “É essencial manter-se ligado às tendências do mercado, da sua área de interesse e daquelas com possibilidades de proporcionar novas oportunidades de trabalho. Porém, não se deve deixar de lado o equilíbrio dos aspectos socioemocionais, quer sejam para atender às demandas profissionais, como – e principalmente – para atender àquelas pessoais”, comenta Elias.
O Senac sempre atento às tendências
Atento às novas tendências do mercado, o Centro Universitário Senac reorganizou o portfólio e passa a ofertar mais de 300 cursos de extensão universitária, sendo alguns integrados com as disciplinas de pós-graduação. As formações proporcionam maior agilidade, flexibilidade e ampliam o conhecimento em áreas como Arquitetura e Urbanismo, Certificações em Tecnologia, Comunicação e Artes, Desenvolvimento Social, Design, Educação, Eventos e Lazer, Gastronomia e Alimentação, Gestão Executiva, Gestão e Negócios, Hotelaria e Turismo, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Moda, Saúde e Bem-estar e Tecnologia da Informação.
Confira os principais benefícios de fazer uma extensão universitária:
Curta duração
Esse tipo de curso permite adquirir novos conhecimentos rapidamente, já que existem opções com 16 horas de duração. Por isso, acaba sendo interessante para quem tem uma rotina agitada, mas não quer abrir mão de aprimorar os conhecimentos obtidos durante a graduação ou pós-graduação, por exemplo, e ainda investir na carreira.
Preço acessível e descontos
Com custo-benefício mais atrativo, a extensão universitária não requer um investimento tão alto. No Centro Universitário Senac, por exemplo, é possível encontrar opções que cabem no orçamento. Além disso, a instituição oferta diferentes condições de descontos. Por exemplo, para quem está fazendo ou já fez algum curso técnico, concluiu o Ensino Médio Técnico no Senac São Paulo, possui ou trabalha em empresa que atua no setor do comércio, conta com 50% de desconto no valor do curso.
Também podem obter 20% de desconto na extensão universitária quem já fez o Enem (com nota superior a 501 pontos – não aplicável para treineiros), quem tenha concluído a graduação na rede pública de ensino, quem já fez algum curso livre, de graduação, de pós-graduação, de extensão ou tenha participado de eventos no Senac. Importante, os descontos não são acumulativos.
Opção versátil
Os cursos de extensão universitária são versáteis para quem deseja ampliar o conhecimento em atividades para a vida, evoluir profissionalmente, por meio do desenvolvimento de skills para aplicabilidade imediata na vida profissional. Além disso, é uma ótima opção para aqueles que estão com projeto para mudar de carreira ou desejam um plano B.
Ampliação da rede de contatos
O conhecimento amplia horizontes, aumenta a criatividade e é capaz de transformar vidas. Dentro do foco de interesse do aluno, fazer um curso de extensão permite trocar experiências com outros profissionais, expande a rede de contatos, além da possibilidade de trazer visibilidade no âmbito profissional.
Podem fazer os cursos de extensão os estudantes que têm curso superior completo ou em andamento, sem necessidade de processo seletivo.
Opções de cursos de extensão na área de Tecnologia da Informação
Em Conceitos de Big Data o aluno aprenderá sobre os principais conceitos de Big Data, os métodos de extração, tratamento de dados massivos e formas de armazenamento e entenderá sobre os desdobramentos da aplicação na governança de dados.
Já a extensão Cibersegurança em Internet das Coisas aborda os conceitos de gerenciamento de risco e os desafios da cibersegurança nos dispositivos e sistemas da Internet das Coisas (IoT), com práticas e protocolos em processos lógicos e físicos, para minimizar riscos de vazamento de dados e informações confidenciais.
Em Ciência de Dados, o profissional aprenderá os principais conceitos e aplicabilidades estratégicas da ciência de dados, além de conhecer as tecnologias e metodologias que impactam o setor como processos, etapas e requerimentos específicos do ambiente corporativo.
Outra opção em destaque é a extensão Fundamentos da Internet das Coisas, em que o aluno aprenderá conceitos e características da Internet das Coisas (IoT), contextualizando as diferentes formas de conexão entre os mais variados dispositivos físicos presentes na rede e compreenderá o impacto cultural causado por essa convergência tecnológica.
Confira as outras opções referentes à área e demais cursos de extensão universitária por meio do site
Serviço:
Extensão Universitária do Centro Universitário Senac
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/extensao