A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com apoio da Microsoft, convidam para a palestra “Transformação Digital e Racismo Algorítmico”, que faz parte da iniciativa “Fronteiras e Tendências: Novos Rumos”. A palestrante será a especialista Lisiane Lemos, secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Rio Grande do Sul, com moderação de Eleidimar Odilia Isaque da Silva, diretora do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital (SGD/MGI). O evento é gratuito e acontece de forma híbrida, presencialmente na Enap, em Brasília (SPO Área Especial 2-A – Asa Sul – Brasília/DF) e online pelo canal da instituição na plataforma de vídeos. Os interessados podem se inscrever até o dia 28/08 no site da Enap.
A proposta é debater como a tecnologia, algo tão presente no dia a dia, está relacionada à luta contra o racismo antinegro no Brasil. Serão abordadas questões como manipulações tecnológicas (por meio de denúncias da manifestação do racismo através dos algoritmos), riscos, danos imediatos que afetam e lesam a dignidade humana, reforçando a desumanização negra estrutural.
Sobre a ENAP
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, tendo como missão a formação e o desenvolvimento de pessoas para inovar, alcançar resultados e servir à sociedade. Por mais de 35 anos, a Enap tem desempenhado um papel ímpar de apoiar nas inovações da cultura da administração pública e de acelerar a transformação no ensino e na gestão organizacional, além de desenvolver a mentalidade digital, social e econômica nos servidores públicos.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.