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Dicas para a escolha da escola das crianças

por Paulo Fernandes Maciel

3 pilares fundamentais na escolha da escola das crianças


Uma das maiores preocupações das famílias nessa época do ano é a escolha da escola dos filhos, que pode gerar inseguranças, angústias e incertezas. Afinal, que fatores precisam ser considerados antes de tomar essa decisão? Nos últimos anos, novos requisitos alinhados às atuais exigências do mercado de trabalho vêm se ressaltando, tais como ensino bilíngue, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e alinhamento às tecnologias digitais, tópicos que cada vez mais deixam de ser optativos e se tornam fundamentais na escolha escolha da escola das crianças itens que não podem faltar na instituição de ensino.

Ensino bilíngue, desenvolvimento socioemocional e inovação tecnológica são requisitos cada vez mais necessários no momento da escolha da escola ideal para os filhos

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Ensino bilíngue


O pensamento bilíngue não é apenas um diferencial do aluno, mas sim, uma demanda de sua formação, que deve estar de acordo com as competências do século XXI. Elementos a serem avaliados no ensino bilíngue são o trabalho com metodologias ativas, o uso da gamificação, a atenção ao desenvolvimento de competências do século 21 e uma abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), trazendo o inglês como ampliador do ensino e tornando o estudante um cidadão mais crítico, pensante, criativo, e preparado para a vida como um todo.

Por isso, uma solução escolar que torna o aprendizado uma experiência para além do idioma em si, integrando cultura e fatores como globalização e cultura digital, é essencial na escola. Shalomir Saunders, assessora pedagógica da Eduall, solução exclusiva de ensino de inglês com abordagem bilíngue, defende que um material didático direcionado é fundamental para a aprendizagem dos estudantes. Para ela, os materiais utilizados devem formar alunos globais e promover crescimento e interação com o aluno, que deve ser envolvido no processo, tornando-se protagonista de seu próprio aprendizado, o que motiva e desperta o interesse pelo estudo da língua inglesa.

Em um mundo globalizado, esse perfil de aluno e o conhecimento amplo da língua inglesa são necessários, uma vez que o inglês é o maior responsável pelos intercâmbios comunicacionais, sobretudo, em ambientes de trabalho. Assim, aproximar o aluno de diversas culturas, maneiras de agir e pensar, além de povos e realidades diferentes, é um grande diferencial do ensino. “Falar inglês não é apenas falar uma língua, mas sim, ajuda a entender todo um contexto e tradição por trás das diferentes culturas e etnias que existem. Em um mundo no qual há incerteza sobre quais empregos terão no futuro, há a necessidade de se pensar nas competências e habilidades mais pertinentes ao que eles devem precisar lá na frente”, destaca a assessora pedagógica da Eduall.

Além disso, dentre os aliados na preparação dos alunos para o futuro, a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) prepara os jovens para as demandas do mercado de trabalho. O CLIL aborda temas de outras matérias, como Educação Física, Matemática, Ciências, Geografia, História e outros conteúdos de acordo com o nível e ano escolar, com uma abordagem de diferentes temas e maneiras de se trabalhar. Saunders completa que, ao utilizar o CLIL em sala de aula, “os alunos vêem como as coisas acontecem na prática, não só de uma maneira global, mas trazendo para a sua realidade, dando significância e criando conexões com a língua alvo através de temas globais pertinentes”. As formas de se aplicar isso em aula são através de Brainstormings e debates sobre o tema, projetos mais “mão na massa” e pesquisas de campo, por exemplo, proporcionando ao aluno diferentes conteúdos, experiências e criatividades.

Desenvolvimento socioemocional deve ser levado em conta na escolha da escola das crianças


No mundo atual, onde o ritmo das mudanças é acelerado e as incertezas no mercado de trabalho só aumentam, a habilidade de se relacionar de maneira eficaz e compreensiva se torna crucial. A importância do desenvolvimento das competências socioemocionais desde a infância não se limita apenas à capacidade de se relacionar, mas também engloba a habilidade de liderar a si mesmo e aos outros. “Ao priorizar esse desenvolvimento desde os primeiros anos, estamos preparando as crianças e os jovens para um futuro onde a empatia, a compreensão e a resiliência são tão ou mais importantes do que habilidades técnicas”, explica Heleomar Gonçalves, assessor pedagógico do programa Líder em Mim.

O Programa Líder em Mim, com suas disciplinas inovadoras, torna-se uma ferramenta poderosa nesse processo. Ao abordar lições alinhadas às habilidades essenciais para o século XXI, ele não apenas prepara os estudantes para os desafios acadêmicos, mas também para a vida como um todo. Desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, esse programa incute valores como iniciativa, responsabilidade, disciplina, pensamento crítico e empatia, transformando os estudantes em líderes de si mesmos e dos outros. Essa abordagem holística oferece aos alunos a capacidade de lidar com os desafios da vida com confiança e habilidade.

Ao escolher a escola para seus filhos, os pais e responsáveis devem levar em consideração não apenas o currículo acadêmico, mas também a formação socioemocional que a instituição oferece. Escolas parceiras do programa Líder em Mim têm um diferencial, pois trabalham na formação integral do aluno. “A formação dos professores com foco em autoconhecimento e competências socioemocionais garante um ambiente escolar onde o estudante não é apenas um número, mas um indivíduo que é compreendido, valorizado e preparado para os desafios da vida moderna”, completa Heleomar. Escolher uma escola que prioriza essas disciplinas é apostar em uma educação completa, voltada para o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.

Inovação e tecnologia deve ser considerado na escolha da escola das crianças


Além do bilinguismo e da saúde mental, outro tópico que faz de uma escola um lugar inovador é o quanto ela está preparada para formar as crianças para um futuro que tem se mostrado cada vez mais incerto. . Uma pesquisa recentemente lançada pelo Fórum Econômico Mundial estimou que cerca de 23% dos empregos vão mudar até 2027, com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados.

Nesse cenário, disciplinas inovadoras como Empreendedorismo Criativo e Pensamento Computacional se tornam aliadas da comunidade escolar, porque preparam os alunos para se adaptarem às mudanças cada vez mais presentes na sociedade, inclusive no futuro profissional. “A escola hoje precisa trabalhar o protagonismo do aluno, desenvolvendo suas habilidades pessoais e formando um cidadão plural que é capaz de pensar em estratégias para solucionar problemas, mesmo aqueles que ele desconhece”, explica Victor Haony Ribeiro de Oliveira, assessor pedagógico da Mind Makers.

Quando se fala em inovação tecnológica, não basta preparar as crianças de hoje para trabalharem com programação ou robótica. A ideia de disciplinas como Pensamento Computacional é utilizar a tecnologia como uma ferramenta para que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais para a vida em sociedade no presente e no futuro. Na aula de Reflorestamento e Sustentabilidade, proposta pela Mind Makers, os alunos são colocados para pensar como será possível reflorestar áreas de mata nativa brasileira que vem sendo destruídas. “Durante esse projeto, os estudantes trabalham as habilidades de tecnologia, com linguagem de programa e robótica, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais, como cidadania e responsabilidade, o que proporciona um processo formativo completo em uma única atividade”, explica Victor Haony.

Outra disciplina inovadora que ajuda na formação de cidadãos criativos é a de Empreendedorismo Criativo. Uma das atividades propostas por ela é a aula “perdidos na ilha”, em que os alunos se imagem em uma ilha deserta, diante de um avião que está prestes a pegar fogo. Em grupos, eles precisam entrar em um consenso e decidir três objetos entre quinze disponíveis para retirar do avião antes que ele se incendeie. “Uma aula como essa tem como objetivo trabalhar a tomada de decisão, uma habilidade importante em todo o processo escolar, no trabalho e na vida”, afirma o assessor pedagógico.

Sobre a Eduall

Solução bilíngue para escolas, a Escola oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria SOMOS Educação e Macmillan Education, atende a mais de cem mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à BNCC. Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, conta com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.

Mais informações: https://www.eduallbilingue.com.br/ 

Sobre o Líder em Mim

Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.

Mais informações: https://www.olideremmim.com.br/

Sobre a Mind Makers

Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do grupo Somos Educação que busca elevar a qualidade do ensino por meio de disciplinas inovadoras, criadas a partir de uma metodologia exclusiva. Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e sociointeracionista, é pioneira no Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo, disciplinas curriculares que buscam incentivar seus mais de 95 mil alunos a colocarem a mão na massa e darem vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos ou seja o que é importante na escolha da escola das crianças. Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus ambientes de programação acatados para a campanha mundial promovida Hora do Código, da ONG Code.org.

Mais informações: https://mindmakers.com.br/

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