Centro Europeu lança curso online de Cientista de Dados
Métricas e dados tornaram-se peças-chave para análise de resultados e planejamento de ações de produtos, serviços, empresas, indústrias e até mesmo para melhorar o engajamento e o consumo na internet. Por isso o mercado exige profissionais prontos e principalmente o cientista de dados.
O cientista de dados é o profissional responsável por analisar grandes bancos de dados e extrair informações importantes para obter lucro para uma empresa ou indústria.
O Salário da área para cientistas de dados é de aproximadamente R$ 9 mil, de partida
Para que se tenha ideia, diversas esferas de governo utilizam dados para avaliar ou implementar políticas públicas. Nesta semana, por exemplo, o Governo do Espírito Santo lançou o programa Cerco Inteligente – sistema de monitoramento contra crimes de trânsito, crimes ambientais, fiscais e de segurança pública. A tecnologia e os dados emitidos pelos equipamentos – que trabalham de maneira integrada, entregando análise de dados, utilizando inteligência artificial com base em imagens, vídeos e ferramentas de investigação – será implantada pela empresa curitibana Velsis.
Remuneração do profissional cientista de dados
Ou seja, a área de atuação de um cientista de dados está em pleno crescimento e tem alto destaque no mercado. As remunerações ultrapassam R$ 9 mil, no Brasil, de acordo com o nível de habilidades do profissional, segundo o site de recrutamento americano Glassdoor.
Oportunidade
Acompanhando a tendência de crescimento da profissão, o Centro Europeu lança, no próximo mês de março, o primeiro curso online de Cientista de Dados.
O curso desenvolverá habilidades como coleta de big datas não-estruturados e extração de informações de valor; resolução de problemas complexos de negócios usando técnicas de análise de dados; atuação com uma variedade de linguagens de programação; implementação de técnicas analíticas como machine learning, deep learning e análise de texto.
Abrangência da função de cientista de dados
A área de atuação para o cientista de dados é ampla e vai desde o mercado financeiro, até empresas de logística e distribuição, empresas de tecnologia, agência de publicidade e propaganda, indústrias de médio e grande porte, software houses, squads remotos de tecnologia on demand e startups, por exemplo.
De acordo com a coordenadora do curso e CEO Condor Connect, Kauana Yrina, o principal diferencial da formação oferecida pelo Centro Europeu é desenvolver profissionais capazes de avaliar quais são as informações importantes. “Nós não queremos um programador, mas um profissional de mercado que entenda o que vai fazer com esse dado, independente da área onde ele atua”, afirmou.
Mercado aquecido… os dados são o novo petróleo
Segundo ela, o profissional que atua como cientista de dados é cada vez mais requisitado, devido ao aquecimento do mercado. “Todas as empresas grandes querem ter um bom profissional, cientista de dados, para contratar e faltam pessoas preparadas para isso”.
As aulas não são especificamente para programadores, mas exigem um conhecimento básico em programação. A formação é ideal para engenheiros, advogados, estatísticos e jornalistas que já possuem habilidade analítica.
Curso multidisciplinar
O também coordenador do curso e gerente de Projetos de Extensão da UFPR e professor de programação, Dornelles Vissotto; ainda esclarece que o curso é multidisciplinar e que o projeto de conclusão será realizado com empresas parceiras e cases reais.
“Todas as ferramentas utilizadas no curso são gratuitas, de programação ‘escondida’, pouco complexas e o aluno sai pronto para atuar no mercado de trabalho; e ainda com o conjunto de habilidades necessárias para aplicar as informações”, afirma Vissotto.
O Centro Europeu
O Centro Europeu oferece aulas com profissionais atuantes no mercado de trabalho, que trabalham com ciência de dados no dia a dia; alem de network profissional e relacionamento para o mercado de trabalho, desenvolvimento de projetos em cases reais.
Entre eles a consultora em desenvolvimento, counseling e cultura organizacional, Cleila Lyra; Roberto Zagonel, sócio do escritório Zagonel e professor de direito penal e gerente de produtos na Celepar; e especialista em análise de dados, com mais de 25 anos de experiência, Manoel Leal
Leia também:
Como podemos ajudar a desenvolver talentos pela educação?
Ensino a distância conta com mais recursos do Google