5 Dicas de certificações essenciais para iniciar ou avançar na carreira de tecnologia
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o mercado de tecnologia no Brasil vai gerar 797 mil vagas de emprego até 2025. Com o mercado de tecnologia em constante crescimento, obter certificações é fundamental para quem está ingressando na área.
“As certificações aprimoram as habilidades, reforçam o currículo e ajudam o profissional a se destacar no mercado”, diz Iglá Generoso, CEO da DIO, startup de educação e recrutamento em tecnologia.
O mercado de tecnologia tem potencial para criar até 797 mil vagas de emprego até 2025, tornando-se uma grande oportunidade para quem busca novas possibilidades de carreira
Pensando nisso, a DIO listou cinco certificações que vão aumentar suas chances de conquistar uma posição na área de tecnologia:

Certificação AZ-900: Microsoft Azure Fundamentals
Essa certificação é ideal para quem deseja entender o básico de computação em nuvem usando o Azure, a solução de nuvem da Microsoft. Ela aborda os princípios fundamentais da nuvem, segurança, privacidade e compliance, oferecendo uma base sólida para quem quer ingressar em uma carreira focada em cloud computing e tecnologias Microsoft.
Certificação IA-900: Microsoft AI Fundamentals
Com o crescimento da inteligência artificial, essa certificação oferece uma introdução ao mundo da IA e ao uso do Azure AI. A certificação IA-900 é ideal para profissionais que querem explorar o potencial da IA, entender conceitos como aprendizado de máquina e inteligência artificial aplicada, e abrir portas para áreas como análise de dados, ciência de dados e machine learning.

AWS Certified Cloud Practitioner
Voltada para profissionais que estão dando os primeiros passos na nuvem, essa certificação da AWS cobre os conceitos essenciais da plataforma de nuvem da Amazon. É uma ótima escolha para quem quer se familiarizar com os serviços AWS e entender como a nuvem pode impulsionar soluções inovadoras. O conhecimento da AWS é altamente valorizado no mercado, e essa certificação é um excelente ponto de partida.
Certificação Internacional: Professional Scrum Master I (PSM I) da Scrum.org
Para quem deseja trabalhar em equipes ágeis, a certificação PSM I da Scrum.org é uma das mais reconhecidas na área. Ela comprova o entendimento das metodologias ágeis e do framework Scrum, mostrando aos recrutadores que você sabe colaborar e contribuir para o sucesso de uma equipe. Scrum é amplamente utilizado em projetos de tecnologia, e essa certificação é valiosa para quem deseja atuar em desenvolvimento de software ou gerenciamento de projetos.
GitHub Certification
Conhecer as ferramentas de controle de versão é fundamental, e o GitHub Certification comprova que você tem domínio sobre o uso do Git e do GitHub, essenciais para o desenvolvimento e colaboração em projetos. Essa certificação destaca sua capacidade de gerenciar e versionar código, o que é essencial em praticamente todas as carreiras na tecnologia.
Certificações
Para quem quer iniciar na área de tecnologia ou se aprimorar e obter novas certificações, a DIO oferece mais de 1.750 cursos e bootcamps, incluindo preparações para certificações e formações nas áreas mais demandadas do mercado tech. A plataforma é uma porta de entrada para quem deseja ingressar no mercado de TI e desenvolver habilidades para se destacar em um setor com salários competitivos.
Aproveitando o mês da Black Friday, a plataforma entrou na onda dos descontos e está com uma oferta exclusiva para quem assinar o plano DIO PRO Vitalício, durante o mês de novembro.
Sobre a DIO
Fundada em 2018, a DIO é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 1,5 milhão de estudantes e profissionais de tecnologia, 2.000 instituições de ensino, 4.000 embaixadores, 500 experts e mais de 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.