Home / Ecoverde / Projeto Humanidade tem recorde de público e supera todas expectativas

Projeto Humanidade tem recorde de público e supera todas expectativas

Número de visitantes superou as expectativas dos organizadores que esperavam 10 mil pessoas por dia, mas chegaram a registrar 50 mil em um único sábado

O projeto Humanidade 2012 encerrou os trabalhos com saldos bem positivos: em 12 dias de evento, foram 105 painéis temáticos e mais de 210 mil visitas no espaço instalado no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro. O número superou as expectativas dos organizadores que esperavam 10 mil pessoas/dia e já no primeiro sábado foram contabilizadas mais de 50 mil visitas.

“Conseguimos ir além do tema sustentabilidade. Constituímos um novo conceito e isso se deve ao sucesso que tivemos com este espaço. Quem o visitou teve a oportunidade de conhecer e discutir sobre assuntos da Rio+20”, destacou a gerente de meio ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit.

Planejado dentro de um conceito máximo de sustentabilidade, o espaço utilizou materiais reaproveitáveis como andaimes. Os coletores de resíduos foram construídos com tubos de pasta de dente e o acabamento das portas foi produzido a partir de embalagens plásticas. Outro ponto de destaque foi a divulgação do projeto feita sem panfletagem. Durante os 12 dias de programação, um grupo de pessoas se dedicou a separar resíduos recicláveis dos não recicláveis. De acordo com o balanço feito pelos organizadores, mais de cinco toneladas de resíduos foram geradas. Destas, cerca de três são recicláveis.

 

Dedicado em parte, a atrair estudantes, o Humanidades investiu em tecnologia. Um exemplo foi o projeto “Heróis do futuro”, um game online, voltado para a sustentabilidade e ações responsáveis voltadas ao meio ambiente. O investimento deu resultados e conseguiu levar ao espaço, mais de 10 mil alunos de escolas públicas, privadas e dos sistemas Sesi e Senai.

 

“Mais de 200 mil alunos assistiram ao vídeo em 3D que apresentava as discussões sobre a Eco 92 e o que se espera da Rio+20. O game online foi jogado por mais de 80 mil pessoas. Os ganhadores foram premiados aqui no Humanidade 2012”, disse o diretor geral do Sistema Firjan (organizador do projeto), Augusto Franco.

 

No último dia, a Ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, recebeu da apresentadora Xuxa Meneghel, a “Carta das Crianças para a Terra”, de autoria de 90 meninos e meninas, entre 6 e 12 anos, atendidas pela fundação mantida pela apresentadora. O documento, intitulado “+Criança na Rio+20″, é um resumo do que essas crianças querem para o futuro.

 

O projeto Humanidade 2012 foi uma iniciativa da FIESP, FIRJAN, Fundação Roberto Marinho, Senai-Rio, Senai-SP, Sesi-Rio, Sesi-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.

 

O espaço

 

Uma mega estrutura foi montada especialmente para o Humanidade 2012. Assinada pela cenógrafa Bia Lessa, a obra congregou em um mesmo espaço tecnologia, educação e cultura dentro de um conceito sustentável. Foi montada uma exposição, totalmente gratuita e aberta ao público, tendo o Brasil e suas possibilidades como objeto principal.

 

O projeto foi dividido em sete áreas:

 

Território Livre – Composto das salas “Mundo em que vivemos”, que contou com a curadoria do Museu do Amanhã e “Mundo dividido” que teve o texto de Celso Furtado como fonte de inspiração;

Capela Espaço da Humanidade – Foi o centro do projeto. Lá foi montada uma biblioteca com mais de 10 mil títulos selecionada por 120 personalidades brasileiras;

Brasil Contemporâneo – Espaço onde o Brasil foi apresentado do ponto de vista de suas qualidades e possibilidades;

Terraço do olhar – Lentes de aumento foram dipostas em direção à praia de Copacabana. Também foi montada uma exposição fotográfica da transformação do bairro ao longo do tempo;

Jardim dos encontros – Área de convivência e celebração, onde foram dispostas bandeiras de todos os países;

Café cultural – Espaço alternativo destinado a shows e reflexões

Auditório Humanidades – Espaço destinado às conferências fechadas e apresentações.

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*