Home Ecoverde Operadora instala em Brasília solução sustentável em telefonia móvel

Operadora instala em Brasília solução sustentável em telefonia móvel

por Agência Canal Veiculação

Telefônica Vivo instala em Brasília solução

sustentável para telefonia móvel

Com baixo impacto visual e sustentável, solução abre novas perspectivas para instalação das antenas necessárias à melhoria dos serviços atuais e implantação da rede 4G

A Telefônica Vivo ativa hoje a primeira antena sustentável da operadora integrada a site com baixo impacto visual. A antena é afixada nas laterais de postes de iluminação, enquanto os demais equipamentos ficam em caixas subterrâneas. Por suas características diferenciadas, a solução pode viabilizar a instalação das milhares de antenas necessárias à melhoria da qualidade e expansão dos serviços atuais de telefonia celular, bem como para a implantação da rede 4G.
Desenvolvida pela operadora com tecnologia 100% nacional, a nova solução, ao utilizar postes já existentes, evita a construção de novas torres e oferece um visual mais limpo, além de consumir menos energia. Tais fatores conferem à iniciativa da Telefônica Vivo um alto nível sustentabilidade, contribuindo para superar o impasse hoje existente devido a legislações municipais restritivas, que vêm dificultando a instalação de novas antenas.

Com as antenas fixadas nos postes, os demais equipamentos são instalados em caixas subterrâneas de fiberglass – plástico reforçado com fibras de vidro –, o que garante proteção contra a água e outros elementos, além de evitar qualquer tipo de impacto no subsolo.

Consumidores exigem qualidade e expansão das redes

“Acreditamos que este projeto, além de todas as discussões em andamento para uma lei geral de antenas que sirva de parâmetro aos municípios, contribui para eliminar barreiras normativas de âmbito municipal e assim permitir a instalação dos sites indispensáveis à melhoria e expansão de serviços exigidos pelos consumidores”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo.

Importante destacar a iniciativa do Governo do Distrito Federal que, por meio de recente decreto e, alinhado com a preocupação de garantir as condições para um serviço adequado de comunicação na Copa das Confederações e no Campeonato Mundial, normatizou o uso do espaço público para instalações de novas antenas.

Com isso, permitiu que soluções como a apresentada pela Telefônica Vivo, de baixo impacto visual e ambiental, sejam utilizadas. Por meio desta primeira implantação, é possível comprovar todas as vantagens da solução subterrânea.

Ao longo do ano de 2013, dependendo dos avanços que forem sendo obtidos nas legislações específicas, a Telefônica Vivo irá instalar cerca de 500 antenas nas principais capitais. O site sustentável tem condições de ser instalado em qualquer lugar do País.

Sobre a Telefônica Vivo

A Telefônica Vivo é a maior empresa de telecomunicações do País, com 91,1 milhões de clientes, sendo 76,1 milhões apenas na operação móvel, na qual detém o maior marketshare do segmento (29,1%) em âmbito nacional, de acordo com resultados do balanço trimestral (4T12). A empresa atua na prestação de serviços de telefonia fixa no Estado de São Paulo e telefonia móvel em todo o Brasil e conta com um portfólio de produtos completo e convergente (voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), TV, dados e TI).

A companhia está presente em mais de 3,7 mil cidades, mais de 3,1 mil delas com acesso à rede 3G – mais do que o total dos municípios atendidos pelas demais operadoras. O Brasil, onde atua desde 1998, é a maior operação mundial da Telefônica em número de clientes.

O Grupo Telefónica é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 25 países, 315,7 milhões de acessos, 131,5 mil empregados e receitas de 62,3 bilhões de euros (2012). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões. As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica Vivo) e Terra (provedor e portal de internet).

Você também pode gostar

2 comentários

Luciano Seibel 27 de março de 2013 - 11:32

Que nada mais é que um monte de Lan WIFI com roteadores criptografados postos em cada poste .. na Argentina isto existe a mais de 10 anos. As pessoas que cansaram de esperar uma 3g descente montaram uma big rede com roteadores wifi espalhados pelos predios dos participantes e comprarm um link de fibra descente numa das pontas …. só aqui soa como novidade …

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações