Citrosuco investe em aceleração de negócios que fomentam a agricultura sustentável e regenerativa através do Nutrir+
Por meio do Programa Nutrir+, 10 organizações de impacto socioambiental estão sendo apoiadas com planos de desenvolvimento e mentoria, visando fortalecer o empreendedorismo
A Citrosuco, uma das maiores produtoras de sucos e ingredientes de laranja do mundo, deu início nesta quinta-feira (13) à 2ª edição do Programa Nutrir+, Semeando Impacto Positivo. Durante a cerimônia realizada em São Paulo, representantes de 10 organizações finalistas em um processo seletivo conheceram como será a jornada de aceleração do Nutrir+, que segue até maio de 2025. Os participantes também puderam conferir a palestra “Agricultura Regenerativa”, apresentada por Felipe Villela (fundador do reNature e Head LATAM The Landbanking Group), além de um painel com personalidades como Tarcila Ursini (Sistema B), Mariana Spignardi (Nude) e João Gasperini (Coperfam).
![](https://overbr.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Laranja-601x370.jpg)
Encontro com as organizações selecionadas deu início à fase de aceleração do Nutrir+ 2025
Assim como aconteceu na primeira edição, o Nutrir+ será realizado com a parceria executora da Ago Social, maior escola brasileira para o empreendedorismo socioambiental, visando promover o desenvolvimento de organizações e pequenos negócios que fomentam a agricultura sustentável e regenerativa nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus processos de gestão por meio de acesso a mentores da Citrosuco, conteúdo formativo personalizado e desenvolvimento de um Plano Institucional focado nos objetivos de crescimento de seus empreendimentos.
Nesta segunda edição, a iniciativa teve um aumento de 50% nas inscrições de organizações interessadas e contará com inovações para alcançar resultados ainda maiores de impacto positivo. Uma delas é a implementação da Rede Nutrir+, uma comunidade criada com o objetivo de acolher e dar suporte às organizações que participaram do processo de seleção mas não foram aprovadas para a etapa final. O intuito é proporcionar oportunidades contínuas de desenvolvimento, networking e acesso a conteúdo relevante a essas instituições.
![Nutrir+](https://overbr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Programa-Citrosuco.jpg)
“Com a segunda edição do Nutrir+, damos continuidade às ações de fomento à agricultura sustentável e regenerativa, iniciativas que fazem parte dos nossos Compromissos ESG 2030” destaca Orlando Nastri, Head de ESG da Citrosuco. “Afinal, nutrir a vida, vivendo legados é o propósito da Citrosuco”, completa.
Ao apoiar a aceleração de negócios que fomentam a agricultura regenerativa – uma abordagem agrícola que visa restaurar os ecossistemas e aumentar a riqueza da natureza –, o Programa Nutrir+ contribui para quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; e Vida Terrestre.
Para Alexandre Amorim, cofundador da Ago Social, “há um potencial enorme para promover a agricultura sustentável e regenerativa em São Paulo e Minas Gerais. Estamos apenas começando a criar um futuro mais sustentável”. A Ago Social traz para o programa sua experiência como referência em aceleração de impacto, fortalecimento do empreendedorismo e gestão de organizações e negócios socioambientais em todo o país, formando mais de 20 mil profissionais.
![](https://overbr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Citrosuco-Nutrir.jpg)
Conheça as organizações participantes do Nutrir+ 2025
Conheça abaixo as 10 organizações de impacto social selecionadas para o Nutrir+ 2025 (listadas em ordem alfabética):
• Associação Dia da Terra Brasil (São Paulo/SP) – Atua com jardins comestíveis, permacultura e agrofloresta, na proposta de requalificar e reaproveitar espaços urbanos.
• Cooperativa Raízes do Vale (Ouro Verde de Minas/MG) – Cooperativa de agricultores familiares do Vale do Mucuri.
• Faz+ (São Paulo/SP) – Multicanal do produtor rural, de soluções tecnológicas para quem quer transformar seu negócio em uma fazenda inteligente e sustentável.
• Instituto Caju (São Paulo/SP) – Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua com hortas urbanas, produção de mudas nativas, produtos orgânicos, educação ambiental e cultura.
• Instituto Vertentes (Tiradentes/MG) – Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua com regeneração de nascentes e plantação de árvores frutíferas, para que os produtores possam gerar renda por meio de produtos com os frutos.
• M2D1 Biossegurança (São Paulo/SP) – A M2D1 Biossegurança é uma startup que desenvolve tecnologias inovadoras para garantir a segurança microbiológica em diferentes setores, como indústria de alimentos, saúde e outros.
• Natcrom (Araraquara/SP) – Startup deep tech que utiliza subprodutos da agroindústria e espécies da biodiversidade brasileira como fontes na produção sustentável de ingredientes botânicos.
• Samaúma (São Paulo/SP) – OSC comprometida em promover a restauração ecológica e projetos de recuperação de vegetação, com foco em construir relações com as comunidades e utilização de mão de obra local.
• Sementes do Paraíso (São João do Paraíso/MG) – Grupo familiar que faz coleta de sementes nativas e as utilizam para plantio, projetos de restauração e venda para outros projetos e restaurantes.
• Yacarantã Agroflorestal (São Paulo/SP) – Negócio social que atua com a criação e consultorias de projetos agroflorestais, implementações de SAFs, consultoria para produtores, venda dos produtos alimentícios e cosméticos feitos com a abundância gerada.
Sobre a Citrosuco
A Citrosuco cultiva, produz e entrega alimentos de origem natural e sustentável para diversos países ao redor do mundo. Desenvolvemos o nosso negócio baseado na integridade, com foco na promoção de um planeta e de pessoas saudáveis, nutrindo relações diversas e de influência com toda a cadeia.
Mais informações no site.