Cada vez mais surgem detalhes e soluções sustentáveis em edifícios e casas, desde escolha de placas fotovoltaicas, cisternas d’água ou até automação luminotécnica. Mas já imaginou construir um edifício totalmente ecológico chegando muito próximo da autossuficiência? Esta foi uma iniciativa do Senai, em parceira com a Tecverde e a empresa Arqbox, nascendo assim: o Núcleo SENAI de Sustentabilidade.
Localizado em Curitiba (PR), este edifício serve hoje como local de pesquisa sobre sustentabilidade em vários âmbitos. “O projeto nasceu com o viés sustentável, ou seja, o prédio deveria ser, desde sua obra até a posterior manutenção, o mais autossuficiente possível, não somente no setor ecológico, mas também no social e econômico. Na finalização pudemos verificar que a operação do edifício não gera custo e sim economia, pois com relação à água e energia ele é totalmente autossuficiente”, explica Jacksson Depoli, arquiteto da Arqbox, empresa responsável pelo projeto arquitetônico.
Durante o processo, as soluções adotadas foram: a construção a seco com sistema woodframe, fachada ventilada, telhado verde, posicionamento e dimensão de aberturas, captação de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, automação aliada à eficiência do uso de luminárias e sistemas elétricos.
Ressalta-se neste projeto a construção a seco, chamada assim, pois é realizada com o sistema woodframe e utiliza uma quantidade de água consideravelmente menor do que uma obra convencional. “Além disso, com este processo a seco existe um menor número de transformações químicas o que resulta na baixíssima geração de CO2”, explica o engenheiro civil da Arqbox, Marcelo Azuma.
Todo este processo de idealização, projeto e construção, resultou na premiação do RCE Awards 2014, ocorrido em Okayama no Japão, realizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS), que reconhece projetos de destaque na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD).