O Sr. Ministro Blairo Maggi, que é da agricultura chega hoje de pasta e cuia em Não-Me- Toque. Trocadilhos à parte a Expodireto Cotrijal 2017, está acontecendo desde segunda dia 6/3 quando foi aberto em solenidade com a presença do Governador Ivo Sartóri e dezenas de autoridades locai e regionais, representantes de entidades, expositores e empresários do setor.
O Ministro confirmou presença no dia de hoje 9/3 e conhecendo o seu perfil, creio que ele estará lá. Sua agenda para o evento não foi divulgada, mas 2 coisas é certo que ele fará:
1- Reunir-se-á (mesóclise é do bom português), com autoridades locais regionais, entidades, empresários do setor, para discutir questões do setor como: Dívidas de produtores rurais, financiamentos, plano safra, questões ambientais e peso da ação do MST etc…
Mas o que mais salta à vista é o gargalo de picking e logístico, que faz com que percamos perto de 30% das nossas safras principalmente de soja milho e outros grãos, pela baixa quantidade de silos e armazéns, inibindo a distribuição aliado ao problema maior que são as nossas estradas com padrões do “milênio” passado. Não se falando da BR 163 a (Vergonha Nacional mais recente) mas praticamente todas, com má conservação, curvas da morte etc. Com traçados inadequados passando dentro de grandes cidades, fazendo que caminhões, carretas , Romeus e Julietas e treminhões convivam e atravanquem o trânsito local.
Deixemos a questão dos portos para outra pauta.
2- Nos intervalos, em visitas aos stands, da Embrapa, Emater, Cotrijal, outras cooperativas, bem como os dos expositores ele será recebido com uma boa cuia de chimarrão; Pois se no Brasil todo temos a “Mulher” do cafezinho, no sul temos a Prenda da água fervente.
Tá mais e a Feira Expodireto cotrijal 2017?
Temos milhares de releases de excelente conteúdo já publicados, inclusive em várias matérias do Overbr.